Embrapa Agrossilvipastoril tem novos gestores

Laurimar assume o cargo após ser aprovada em processo de seleção e recrutamento realizado pela diretoria-executiva da Embrapa

02.02.2022 | 15:57 (UTC -3)
Gabriel Faria
Laurimar Gonçalves Vendrusculo
Laurimar Gonçalves Vendrusculo

A pesquisadora Laurimar Gonçalves Vendrusculo é a nova chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT). Ela substitui o pesquisador Austeclínio Lopes de Farias Neto, que ocupou a função entre 2015 e 2021.

Laurimar assume o cargo após ser aprovada em processo de seleção e recrutamento realizado pela diretoria-executiva da Embrapa. O mandato é de dois anos, podendo ser renovado até duas vezes por igual período, totalizando seis anos.

De acordo com a nova chefe-geral, o objetivo no cargo será o de seguir o plano de trabalho elaborado, estabelecer parcerias externas e fortalecer a relação com o setor produtivo, para que possam contar com a Embrapa Agrossilvipastoril em relação a soluções tecnológicas que alavanquem ainda mais os sistemas produtivos sustentáveis.

“Esse é nosso grande mote e devemos prover isso de maneira efetiva, no tempo que o setor produtivo precisa, mas de uma forma de duas mãos. A gente entrega, mas precisa do levantamento de demandas, do aporte financeiro e do auxílio na divulgação desses processos todos dentro do setor produtivo”, afirma Laurimar Vendrusculo.

Para a nova chefe-geral, assumir a chefia de um centro de pesquisa da Embrapa em Mato Grosso, um dos maiores expoentes nacionais em termos de produção agropecuária é uma grande responsabilidade. Ao mesmo tempo uma grande oportunidade de se trabalhar com inovações que possam trazer mais sustentabilidade para o setor produtivo. Além disso, espera que sua experiência pode servir de inspiração para outras mulheres para que possam assumir cargos de gestão em ciência e tecnologia.

“É um sentimento de alegria, de realização, mas ao mesmo tempo de muita responsabilidade. De trabalhar com uma missão tão grande como essa, que é liderar a Embrapa Agrossilvipastoril com todo o seu potencial”, afirma.

A transmissão do cargo ocorreu apenas de forma oficial. Porém uma cerimônia de posse, com participação dos parceiros institucionais, empregados do centro de pesquisa e sociedade ainda será agendada pela diretoria da Embrapa.

Laurimar Vendrusculo será a terceira pessoa a ocupar o cargo de chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril. Antes dela, João Flávio Veloso chefiou a Unidade do momento de sua criação, em 2009, até 2015. Ele foi sucedido por Austecllínio Farias Neto, que acaba de deixar o posto.

Formação

Graduada em Engenharia Elétrica, a nova chefe-geral é pesquisadora da Embrapa desde 1994, quando ingressou na Embrapa Informática Agropecuária (hoje Embrapa Agricultura Digital), localizada em Campinas (SP). Tem mestrado em Engenharia Agrícola pela Unicamp e doutorado com dupla formação em Agricultura e Engenharia de Biossistemas pela Universidade do Estado de Iowa, nos Estados Unidos.

Ao longo de sua carreira trabalhou com banco de dados agropecuários, datammining, geoestatística, aplicações web, tecnologias de informação e variabilidade espacial.

Desde 2014 está lotada na Embrapa Agrossilvipastoril, onde é um dos pontos focais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) em Mato Grosso. Contribuiu para a validação do zoneamento de culturas como soja, milho, algodão, feijão-caupi, sorgo e frutíferas. Coordenando o Laboratório de Geotecnologia Ambiental (Sigeo), desenvolveu pesquisas na área de geotecnologias e sensoriamento remoto e é a representante da Embrapa na Secretaria de Ciência e Inovação do Governo de Mato Grosso.

Chefias-adjuntas

A nova chefe-geral terá ao seu lado na gestão da Embrapa Agrossilvipastoril o pesquisador Rafael Major Pitta como chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, o pesquisador Flávio Jesus Wruck como chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, e o analista Antônio Marcos dos Santos, como chefe-adjunto de Administração. Flávio e Antônio Marcos já ocupavam os respectivos cargos no fim da gestão anterior.

Embrapa Agrossilvipastoril

A Embrapa Agrossilvipastoril é uma das Unidades descentralizadas mais novas da Embrapa, tendo sido criada em 2009. Localizada em Sinop (MT), desenvolve pesquisas sobre culturas de interesse para o setor agropecuário de Mato Grosso, com destaque para alternativas para sistemas integrados de produção agropecuária, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

No momento de inauguração, em 2012, o centro de pesquisa contou com 110 empregados. Atualmente são 64 empregados, sendo 26 analistas, 22 pesquisadores, 9 assistentes e 7 técnicos. Além destes, outros 9 empregados de outras Unidades da Embrapa ficam lotados em Sinop, sendo seis pesquisadores e três técnicos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024