Manter vigilância: a maior vantagem na produtividade do tomate

Monitoramento ativo e uso de tecnologias eficazes e inovadoras podem ajudar a reduzir custos de produção

02.02.2022 | 13:51 (UTC -3)
Amanda Pimentel

Uma das culturas de grande importância dentro do segmento de Hortifruti é o tomate, sendo que foram produzidas aproximadamente 4 milhões de toneladas em 2021, segundo informa a Markets (UK) Limited, e ele pode ser ainda mais produtivo adotando-se algumas modalidades de manejo. Por isso, a FMC, como empresa de ciências voltada para a agricultura, vem desenvolvendo tecnologias mais sustentáveis, visando aumentar o potencial produtivo e qualidade do fruto, bem como, auxiliar no suporte técnico para que o produtor possa usar de forma correta as tecnologias e ter mais sucesso no campo.

O cultivo do tomate necessita de bastante água e normalmente é realizado nos períodos mais quentes, pois são ideais para o preparo de solo e transplante das mudas. Antes do transplantio as mudas devem ser tratadas, como conta Luis Grandeza, Gerente de Culturas da FMC: "Precisamos levar as mudas já protegidas para o campo, para que não haja ataque severo de pragas como é o caso da mosca branca, tripes e pulgões. Se tratando da cultura do tomate, sabemos que eles serão os grandes responsáveis por transmitir viroses às plantas, reduzindo a produtividade. A gente pode até não ver em um primeiro momento, mas a mosca branca está lá", explica.

No ciclo produtivo do tomate, que pode ser de 90 ou 120 dias, de acordo com a variedade plantada, o mais importante é não deixar “janelas” de entrada para a mosca branca, por isso levar a muda vacinada ajudará no efeito residual para o período pós-transplantio.

Luis Grandeza
Luis Grandeza

As perdas vindas de um inseto que causa virose às plantas podem ser altas e segundo dados da EMBRAPA, podem chegar a 100%, portanto a orientação é manter a vigilância através do monitoramento, e também ter em mãos sempre um caderno de aplicações organizado, para que o produtor possa atuar de forma preventiva.

Monitoramento + Rastreabilidade dos defensivos agrícolas são dois pontos muito importantes, pois, segundo Grandeza, pode ser o que determinará um sucesso produtivo maior, podendo ajudar o produtor a ter uma economia em seus custos operacionais. Dentro de monitoramento, cada um com suas habilidades, poderá optar pelo uso de armadilhas, pano de batida ou outro para que seja observada a presença das pragas e dessa forma, de acordo com o número de indivíduos, entrar com tecnologias corretas, no momento mais oportuno, para que seja realizado o controle mais efetivo.

Já na rastreabilidade, o ponto é que na cultura são numerosas as aplicações de produtos no campo e por isso, o produtor deve estar muito atento aos prazos de carência e também à rotação de princípios ativos para evitar a resistência. "Se utilizamos muitas vezes seguidas produtos com o mesmo princípio ativo, corre-se o risco de perda de eficiência dos produtos e podemos por exemplo, de chegar a uma próxima safra não conseguindo mais controlar aquela mosca branca como antes. O programa Verimark® e Benevia® é uma solução inovadora, pois possui o ingrediente ativo Cyaxypyr, e deve ser utilizado no início do cultivo para proteger do ataque das principais pragas e promover vigor na cultura", orienta Grandeza.

A FMC tem soluções e tecnologias que apoiam nesse sentido, afinal Verimark® é um produto que pode ser utilizado nas bandejas de mudas ou no solo após o transplantio e Benevia®, que deve ser usado em aplicação foliar com foco no controle de broca-grande, broca pequena, mosca minadora, mosca branca a traça das crucíferas, que apesar de não causar virose, tem sido também um motivo de muita dor de cabeça para o cultivo do tomate, ocasionando perdas consideráveis.

Para trazer ainda mais clareza, elencamos os 4 manejos principais abaixo:

1) Tratar as mudas: levar as mudas vacinadas para evitar o ataque de insetos;

2) Rastreabilidade de defensivos agrícolas: fazendo o caderno de campo com o planejamento de aplicações de defensivos.

3) Monitoramento: colocar armadilhas espalhadas sistematicamente em cada talhão;

4) Realizar a aplicação de produtos com diferentes princípios ativos para evitar resistência das pragas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024