Monitoramento verifica defensivos em vegetais

16.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nesta quarta-feira, 16 de novembro, o resultado do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal que monitorou a quantidade de resíduos de defensivos e de contaminantes em 23 produtos de origem vegetal na safra 2010/2011. Cem por cento das amostras de arroz, batata, café, feijão e tomate apresentaram resultados dentro dos padrões. O trabalho de monitoramento também mostrou alto índice de conformidade em maçãs (99,13%), mamão (97,57%) e milho (96,15%). Banana, limão/lima, manga, melão e uva, ficaram acima de 90% de conformidade.

Pimentão, morango, abacaxi, alface, amendoim, castanha-do-brasil, laranja, pimenta-do-reino, soja e trigo são os demais produtos que fazem parte do estudo. No caso dos grãos, a análise também monitora a substância aflatoxina, causada por fungos e favorecida pelo excesso de umidade. Arroz, feijão e milho não tiveram amostras fora do padrão.

O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal existe desde 2009. O resultado é usado como base para a tomada de ações pelo governo federal e pelos governos estaduais para corrigir as não-conformidades por meio de ações fiscais e de educação para o uso correto dos agrotóxicos. A Instrução Normativa N. º 25/2011 que contém o planejamento das coletas de produtos para a safra 2011/2012 foi publicada em agosto e prevê que sejam recolhidas 2.160 amostras, envolvendo 21 estados brasileiros.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro