Cooperação internacional pode auxiliar transferência de tecnologias em alimentos

14.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Soraya Pereira

Os chilenos estão procurando parcerias para levar o conhecimento científico para o empreendimento de agroindústrias. Em encontros realizados em Vina del Mar, centros de pesquisa do Chile, México, Brasil e Espanha trocaram informações nas áreas de alimentos e ingredientes funcionais, incluindo caracterização de frutas nativas, aproveitamento de resíduos e processos enzimáticos. O pesquisador Amauri Rosenthal, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, esteve presente como palestrante.

O II Encontro de Alimentos Saudáveis e o II Fórum Iberoamericano de Alimentos Saudáveis foram organizados pelo Centro Regional de Estudios em Alimentos Saludables (CREAS), que orienta um polo agroindustrial no Chile para o desenvolvimento de empresas com foco no mercado regional e europeu. No polo, por exemplo, há empresas que produzem polpa de abacate por alta pressão e óleo de abacate para fins alimentícios e cosméticos.

“A Embrapa Agroindústria de Alimentos e outras Unidades têm tecnologias e processos que interessam ao CREAS como alta pressão para processamento de bebidas e alimentos cárneos, secagem de frutas e hortaliças, extração e encapsulação de ingredientes funcionais, extrusão e biofortificação”, explicou Rosenthal. O CREAS por seu lado possui expertise em vários outros processos e uma experiência interessante de interação entre o setor privado e os centros de pesquisa.

Segundo Rosenthal há interesse em um acordo de cooperação internacional entre o CREAS e a Embrapa o que possibilitaria uma triangulação entre os centros brasileiros, latinoamericanos e europeus. De acordo com os encaminhamentos, há possibilidade do próximo fórum ser realizado no Brasil.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro