Embrapa participa de Encontro Internacional sobre Programas de Apoio às Inovações Tecnológicas

14.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Ricardo Moura

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) participou do Encontro Internacional “América Latina inova e se transforma: uma visão sobre os programas de apoio às inovações tecnológicas”, representando o Programa de Incubação de Empresas da Embrapa – Proeta. O encontro ocorreu na cidade de Lima, no Peru, durante os dias 8 a 10 de novembro, e foi organizado pela Fundação NESsT (instituição internacional que auxilia a formação de empreendimentos sociais).

O encontro buscou fazer uma reflexão sobre o tema e realizar um momento de mútua aprendizagem sobre os programas de apoio às inovações tecnológicas na América Latina, com ênfase em seus processos de ampliação institucional. Representantes de programas regionais que fomentam ou apoiam a inovação e o empreendedorismo participaram do evento.

O Encontro Internacional ocorreu em duas etapas. Durante os dias 8 e 9, as instituições convidadas trocaram experiências visando à geração de um conhecimento amplo sobre as diversas ações realizadas em cada país, por meio de apresentações, debates e oficinas interativas. Nesses dois dias, procurou-se entender o significado comum da expansão dos referidos programas, suas estratégias, qual o melhor momento, bem como os fatores chave para sua ampliação. A Embrapa fez uma exposição sobre suas ações com o Proeta, tendo como foco o tema “Sustentabilidade e funções dos sistemas de inovação”.

No último dia do encontro, foi realizado o “Fórum Internacional – América Latina inova e se transforma”, voltado para representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas da América Latina, que promovem ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. O objetivo principal foi mais uma vez promover a articulação dos programas de apoio à inovação e empreendimentos tecnológicos, com foco no seu impacto para o desenvolvimento dos países da região.

Para Genésio Vasconcelos, coordenador do Proeta na região Nordeste e representante da Embrapa Agroindústria Tropical no evento, essa foi uma oportunidade bastante interessante para a troca de experiências e o estabelecimento de uma rede de contatos para fortalecer as ações de empreendedorismo, transferência de tecnologia e incubação de empresas na América Latina. “O contato com os representantes de outras instituições da região é essencial para que possamos desenvolver ainda mais ações voltadas para o empreendedorismo de base tecnológica agropecuária, promovendo o crescimento do setor e elevando a qualidade de vida da população, de forma direta ou indireta”, afirmou.

O evento contou com a presença das seguintes instituições: Embrapa (Brasil); Secretaría de Educación de Jalisco (México); Centro Integral de Servicios Empresariales – CREAME (Colômbia); Centro de Innovación y Desarrollo Emprendedor - CIDE (Peru); Red de Fondos Ambientales de Latinoamérica y el Caribe – RedLAC (Uruguay); Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ (Brasil); CONQUITO (Equador); The Lemelson Foundation (Peru); Financiamiento para la Innovación, la Ciencia y la Tecnología – FINCyT (Peru); Centros de Innovación Tecnológica – CITES (Peru); Laboratorio Tecnológico Del Uruguay – LATU (Uruguai); INNPULSAR (Equador); Incubadora Tecnológica de Campina Grande – ITCG/PaqTcPB (Brasil); Innova Bío Bío (Chile); Centro de Innovación y Desarrollo Emprendedor – CIDE (Peru).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro