Livro “SW Agro” é lançado no 50º Congresso da Sober

25.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Nadir Rodrigues

Discutir a importância, o alcance, os impactos e as formas de aplicações da tecnologia da informação (TI) no ambiente agrícola são alguns dos objetivos da obra “SW Agro”, que apresenta uma análise sobre o panorama do mercado brasileiro ofertante de software para o agronegócio. O livro foi lançado durante o 50º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), realizado em Vitória, no Espirito Santo, de 22 a 25 de julho.

Dividido em seis capítulos, a publicação traz um panorama atual do mercado de software rural no Brasil e, também, na América Latina, destacando as iniciativas para a difusão, adoção e uso no mercado brasileiro. Além disso, apresenta as principais barreiras para a entrada dessas tecnologias no mercado; as tendências, cenários e oportunidades no ramo; e as perspectivas da tecnologia da informação aplicada à agricultura, discutindo o papel da TI na pesquisa agropecuária e as tendências de sua produção científica.

O SW Agro - “Estudo do mercado brasileiro de software para o agronegócio” foi publicado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os editores técnicos são as analistas Cássia Isabel Costa Mendes e Deise Rocha Martins dos Santos Oliveira e o ex-estagiário Anderson Rodrigo dos Santos.

A publicação é resultado de um projeto de pesquisa, desenvolvido entre 2008 e 2010, em parceria com instituições brasileiras e as unidades da Embrapa: Agroindústria Tropical, Gado de Corte, Instrumentação, Meio Ambiente, Rondônia, Produtos e Mercado (ex-Transferência de Tecnologia), além do Departamento de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Gestão e Estratégia.

As instituições participantes são: Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Associação TI Viçosa, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (Ripa), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Lavras (UFLA) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Contou, ainda, com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Exemplares da publicação podem ser adquiridos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Informática Agropecuária. O contato é:

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025