Lavagem de dinheiro e crimes ambientais: como as duas infrações podem estar relacionadas?

Avaliação prévia pode garantir que instituições financeiras não sejam envolvidas

03.02.2022 | 13:03 (UTC -3)
Juliane da Silva

O ano de 2022 será desafiador para o Brasil, já que temas de alta relevância como as eleições majoritárias tomarão conta dos noticiários e das discussões da sociedade. Além disso, as atenções também devem se voltar para o meio ambiente e ESG, um dos assuntos da COP 27, que será realizada no Egito. 

A COP 26, no ano passado, apresentou uma série de compromissos que foram adotados pelo Brasil. Um dos principais foi a redução do desmatamento, com a meta de acabar com as ações até 2030. A assinatura ocorreu já na primeira semana do evento obtendo grande repercussão tanto dentro quanto fora do país. 

A exploração ilegal de madeira foi apontada como um dos temas mais sensíveis e um dos principais fatores que causam as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. Junto com esses pontos, há também algumas situações criminosas e ilegais.

Geralmente, os crimes ambientais estão ligados a outras situações, como a lavagem de dinheiro. Por isso, as transações financeiras que provêm dessas condições de trabalho ganham um olhar especial e até mais rígido de entidades financeiras e órgãos reguladores. 

Os órgãos reguladores estão cada vez mais atentos a essas situações e exigindo de seus supervisionados, ferramentas tecnológicas para auxiliar na identificação de movimentações suspeitas e sua ligação com o crime organizado. “Em 2012, tivemos um grande avanço com a alteração da Lei 9.613/98 e a extinção do rol de crimes antecedentes, por meio da supressão do artigo 1º da Lei, que admite a imputação do crime de lavagem de dinheiro se verificado que está ligada a geração de lucro por meio de crime”, destacou Luis Ramiro (foto), Diretor Executivo de Governança e Jurídico da AML Reputacional.

A busca por barrar essas movimentações pode acontecer antes mesmo delas se concretizarem, por meio da avaliação de riscos, por pesquisas reputacionais e outras ferramentas. “Atualmente, conseguimos transmitir um alto grau de confiabilidade aos nossos clientes quando realizamos avaliações reputacionais e de risco. O nosso principal diferencial é que não avaliamos apenas o nome da pessoa, mas de todas que estiveram envolvidas com ela nos últimos tempos e desta forma, conseguimos oferecer aos nossos clientes mais segurança e menos preocupações”, ressaltou Ramiro. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024