Lançamento do Programa Arroz na Bolsa reúne mais de cem agricultores em Cachoeira do Sul/RS

16.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Viviane Mariot

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), lançou nessa quinta-feira (10), o Programa Arroz na Bolsa, no CTG José Bonifácio Gomes, em Cachoeira do Sul. A iniciativa é também uma parceria com a Emater-RS/Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Banco Banrisul, Banrisul Corretora de Valores e Bolsa Brasileira de Mercadorias – BBM. O objetivo é oferecer aos pequenos e médios produtores de arroz, indústrias de beneficiamento ou de transformação e comerciantes o acesso a mecanismos de mercado que garantam preço justo na época de venda do seu produto.

De acordo com o presidente da autarquia, Claudio Brayer Pereira, entre as vantagens do sistema é o aumento do universo de compradores, já que o leilão será via internet e indústrias de todo o país poderão adquirir o cereal. “O processo promove segurança tanto na qualidade dos produtos ofertados, como na garantia da entrega”, enfatizou Pereira.

Segundo o Diretor-Presidente da Banrisul Corretora de Valores, Daniel Maia, o Irga tomou uma atitude para facilitar o processo de comercialização. Já o diretor da Corretora Renato, associada a BBM, Christiano Erhart, afirmou que será composto junto ao Banrisul uma linha de crédito onde o comprador terá 180 dias para pagar com apenas 12% de juros ao ano.

O Chefe de Gabinete do Irga, Marcelo Lima dos Santos, apresentou o Programa Arroz na Bolsa e explicou em detalhes como os produtores devem proceder ao adotar a nova alternativa de comercialização. O primeiro leilão online está marcado para esta quarta-feira (16).

Participaram também o vice Prefeito de Cachoeira do Sul, Ronaldo Trojahn, o os Gerentes Executivos da Banrisul Corretora de Valores, Pércio da Silveira e Roberto Salgado, Giovani Rocha, da Unidade de Negócios Rurais do Banrisul, autoridades, conselheiros do Irga, engenheiros agrônomos, assessores do Irga e demais convidados.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025