Laboratório utilizará técnicas avançadas da biotecnologia vegetal

05.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) inaugura no dia 12 o Laboratório de Biotecnologia Vegetal, no Centro de Pesquisa de Agroindústria – Fepagro Agroindústria, na VRS 829, localidade de Fazenda Souza, em Caxias do Sul/RS.

Segundo a pesquisadora, doutora em Fitotecnia Caren Regina Cavichioli Lamb, o laboratório permitirá a aplicação de técnicas de microscopia, cultura de tecidos, transformação genética e biologia molecular, que pode compreender a identificação de variabilidade genética até as técnicas de análises de expressão gênica em plantas, bem como a obtenção de plantas geneticamente modificadas. A aplicação da tecnologia poderá, em breve, proporcionar uma agricultura mais competitiva aos agricultores do nosso Estado, como uma ferramenta auxiliar para o desenvolvimento regional e estadual, explica a especialista.

O laboratório faz parte do Projeto "Caracterização Molecular e Limpeza Clonal de Cultivares Crioulos de Cana-de-Açúcar para o Estado do Rio Grande do Sul". O projeto prevê um investimento de R$ 630.000,00 liberados pelo governo federal, via Embrapa, para o desenvolvimento das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAs).

A inauguração ocorre a partir das 15h.

Gislaine Freitas

Fepagro

(51) 32.888036 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025