Mapa define direcionamento de recursos do Funcafé na safra 2022/23
Os recursos para financiamento do setor cafeeiro somam mais de R$ 6 bilhões
Reconhecido como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, o Instituto ADAMA (leia-se ADAMÁ) completa 15 anos em 2022, acumulando mais de 200 mil atendimentos nas diversas oficinas ofertadas, como Escola Aprendiz, Escola de Dança, Escola de Teatro e Contação de Histórias, Escola de Música, Escola de Capoeira e o Programa Adolescer. O espaço, no bairro Rui Barbosa, em Londrina (PR), possui ainda uma Brinquedoteca, distribuída em três ambientes, como Ludoteca, Sucatoteca e “Casinha da Imaginação”, e trabalhos consolidados pela entidade ao longo dos últimos anos. A estrutura também conta com quadra esportiva para a Escola de Futebol, além de área verde para recreação.
“O objetivo do instituto é criar oportunidades para que crianças e adolescentes em situação vulnerável possam se desenvolver por meio de projetos culturais, esportivos, sociais e pedagógicos, além de experiências práticas na própria ADAMA, e conquistar seu espaço na sociedade e no mercado de trabalho. Por isso, nos preocupamos com cada oficina e programa que desenhamos para o nosso público e com cada cantinho que temos aqui em nosso espaço”, afirma Denise Caldeirão, coordenadora do instituto, que está desde o início na organização.
O trabalho e resultados positivos realizados pelo instituto são percebidos nas várias histórias de pessoas que foram atendidas. Há desde profissionais que chegaram ainda criança, ficaram por anos no Instituto ADAMA e hoje ocupam cargo de liderança em empresas em outro País, a jovens que viraram empreendedores e outros que foram para o caminho das artes e cursam artes cênicas, por exemplo. “Temos muito orgulho de todos que passam por aqui e ficamos muito felizes de comprovar que nossos projetos e iniciativas contribuem para que crianças e adolescentes engajados em nossas atividades tenham uma vida melhor e de forma sustentável”, declara Denise.
Além de todos os programas e oficinas que o instituto promove atualmente, ainda há mais por vir. De acordo com a coordenadora, deve ser lançado um novo programa chamado Eureka voltado para adolescentes de 13 a 16 anos, que visa promover o autoconhecimento e, com isso, contribuir para a inclusão ao mercado de trabalho por meio de sua inclusão em oficina de teatro, roda de conversa sobre temáticas da adolescência, além de encontros para desenvolvimento do “eu”, relacionamento com o outro e a importância do trabalho em equipe.
“Notamos que uma das dificuldades dessa faixa etária é conseguir a primeira oportunidade no mercado de trabalho e percebemos que muito disso se deve a timidez, dificuldades de relacionamento com o outro e de se posicionar com suas próprias ideias. A pandemia, com certeza, intensificou isso, já que estavam em casa, sem aula presencial e se comunicando apenas via telas e áudios”, explica Denise. Ainda no papel, o projeto deve ser viabilizado no segundo semestre de 2022.
Com 20 anos de história, trata-se de um projeto de educação profissionalizante para jovens de 16 a 18 anos. Anualmente o Instituto ADAMA realiza o processo seletivo para atendimento das demandas de aprendizagem apontadas pela ADAMA Brasil. O projeto e a metodologia da Escola apoiam-se no SENAI e na Lei da Aprendizagem: o período matutino é dedicado à formação em sala de aula e, no período da tarde, os alunos realizam a prática profissional nas diversas áreas administrativas da empresa.
Interessados podem acompanhar as postagens nas redes sociais, mecanismos utilizados para a divulgação dos editais, prazos de inscrição e resultados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Os recursos para financiamento do setor cafeeiro somam mais de R$ 6 bilhões
Perspectiva de produção total é de 5 milhões de toneladas de grãos, sendo 3,9 milhões de toneladas de trigo, 870,2 mil toneladas de aveia branca, 108,6 mil toneladas de cevada e 91,3 mil toneladas de canola
“Missões Vendedores” são parte da estratégia de divulgação e fortalecimento da imagem do produto nacional nos países vendedores, concentrados no continente asiático, dentro do escopo do projeto Cotton Brazil, da Abrapa
43ª Semana da Citricultura, 47ª Expocitros e o 53º Dia do Citricultor; eventos são considerados os maiores em conhecimento, inovação e feira de marketing e negócios da citricultura da América Latina