Instituto Adama completa 15 anos

Organização, que acumula mais de 200 mil atendimentos de crianças e adolescentes em diferentes frentes ao longo desse período, pretende lançar ainda neste ano projeto voltado a adolescentes para o autoconhecimento e a orientação ao primeiro emprego

08.06.2022 | 15:29 (UTC -3)
Cláudia Santos
Denise Caldeirão, coordenadora do instituto, que está desde o início na organização. - Foto: Divulgação
Denise Caldeirão, coordenadora do instituto, que está desde o início na organização. - Foto: Divulgação

Reconhecido como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, o Instituto ADAMA (leia-se ADAMÁ) completa 15 anos em 2022, acumulando mais de 200 mil atendimentos nas diversas oficinas ofertadas, como Escola Aprendiz, Escola de Dança, Escola de Teatro e Contação de Histórias, Escola de Música, Escola de Capoeira e o Programa Adolescer. O espaço, no bairro Rui Barbosa, em Londrina (PR), possui ainda uma Brinquedoteca, distribuída em três ambientes, como Ludoteca, Sucatoteca e “Casinha da Imaginação”, e trabalhos consolidados pela entidade ao longo dos últimos anos. A estrutura também conta com quadra esportiva para a Escola de Futebol, além de área verde para recreação.

“O objetivo do instituto é criar oportunidades para que crianças e adolescentes em situação vulnerável possam se desenvolver por meio de projetos culturais, esportivos, sociais e pedagógicos, além de experiências práticas na própria ADAMA, e conquistar seu espaço na sociedade e no mercado de trabalho. Por isso, nos preocupamos com cada oficina e programa que desenhamos para o nosso público e com cada cantinho que temos aqui em nosso espaço”, afirma Denise Caldeirão, coordenadora do instituto, que está desde o início na organização.

O trabalho e resultados positivos realizados pelo instituto são percebidos nas várias histórias de pessoas que foram atendidas. Há desde profissionais que chegaram ainda criança, ficaram por anos no Instituto ADAMA e hoje ocupam cargo de liderança em empresas em outro País, a jovens que viraram empreendedores e outros que foram para o caminho das artes e cursam artes cênicas, por exemplo. “Temos muito orgulho de todos que passam por aqui e ficamos muito felizes de comprovar que nossos projetos e iniciativas contribuem para que crianças e adolescentes engajados em nossas atividades tenham uma vida melhor e de forma sustentável”, declara Denise.

Novidades para jovens

Além de todos os programas e oficinas que o instituto promove atualmente, ainda há mais por vir. De acordo com a coordenadora, deve ser lançado um novo programa chamado Eureka voltado para adolescentes de 13 a 16 anos, que visa promover o autoconhecimento e, com isso, contribuir para a inclusão ao mercado de trabalho por meio de sua inclusão em oficina de teatro, roda de conversa sobre temáticas da adolescência, além de encontros para desenvolvimento do “eu”, relacionamento com o outro e a importância do trabalho em equipe.

“Notamos que uma das dificuldades dessa faixa etária é conseguir a primeira oportunidade no mercado de trabalho e percebemos que muito disso se deve a timidez, dificuldades de relacionamento com o outro e de se posicionar com suas próprias ideias. A pandemia, com certeza, intensificou isso, já que estavam em casa, sem aula presencial e se comunicando apenas via telas e áudios”, explica Denise. Ainda no papel, o projeto deve ser viabilizado no segundo semestre de 2022.

Mais sobre a Escola Aprendiz

Com 20 anos de história, trata-se de um projeto de educação profissionalizante para jovens de 16 a 18 anos. Anualmente o Instituto ADAMA realiza o processo seletivo para atendimento das demandas de aprendizagem apontadas pela ADAMA Brasil. O projeto e a metodologia da Escola apoiam-se no SENAI e na Lei da Aprendizagem: o período matutino é dedicado à formação em sala de aula e, no período da tarde, os alunos realizam a prática profissional nas diversas áreas administrativas da empresa.

Interessados podem acompanhar as postagens nas redes sociais, mecanismos utilizados para a divulgação dos editais, prazos de inscrição e resultados.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024