Aplicativo conecta agricultores e apicultores para proteger abelhas
Com acesso gratuito, plataforma do Sindiveg facilita avisos de pulverização, mapeia áreas e abre canal direto de diálogo
As chuvas devem retornar à Região Nordeste e registrar volumes que podem superar 100 mm em algumas áreas da Região Norte. É o que indica a previsão do tempo divulgada hoje (21/10) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As condições seguirão durante toda a semana, até o dia 27 de outubro. As precipitações também são previstas para o Centro-Oeste e Sudeste, enquanto a Região Sul terá clima mais seco.
Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar em grande parte dos estados, especialmente no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará. No Amazonas, os volumes podem superar 100 mm, contudo, os acumulados até o dia 27/10 não devem ultrapassar 30 mm na maior parte da região. No estado do Amapá e no centro-norte do Pará, o acumulado médio de chuva ao longo da semana não deve ultrapassar 10 mm, com indicativo apenas de chuvas localizadas. Em linhas gerais, chove em praticamente toda a região Norte ao longo da semana, no entanto, a partir do fim da semana os acumulados mais expressivos devem se concentrar na porção oeste da região, em áreas dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Já para a umidade relativa do ar, de maneira geral, segue com índices elevados na Região Norte, com exceção do Amapá, norte do Pará e em parte do Tocantins, que poderá atingir níveis entre 30% e 40%.
Na Região Nordeste, há previsão do retorno da chuva para esta semana, principalmente para a Bahia, Piauí, Maranhão, Sergipe, Alagoas, oeste de Pernambuco e sul do Ceará. Os maiores acumulados são esperados para o estado da Bahia, especialmente para a faixa litorânea, com volume superior a 150 mm. Além disso, são esperados baixos índices de umidade relativa do ar na parte norte da região, onde os valores ficam abaixo de 30%, pontualmente podendo ficar abaixo de 20%.
Na Região Centro-Oeste, espera-se chuvas bem distribuídas em Mato Grosso até o dia 23 de outubro, com volumes de até 40 mm. No Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal a previsão indica diminuição das chuvas ao longo da semana. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa em torno de 30% durante a semana, principalmente no Mato Grosso do Sul e porção sul de Goiás e MT.
Para a Região Sudeste, a previsão indica chuva no início da semana, no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O avanço de uma frente fria favorece acumulados pontuais superiores a 80 mm, no restante da região Sudeste a distribuição de chuvas indica baixos volumes para esta semana. Por outro lado, são esperados baixos índices de umidade relativa do ar no interior de São Paulo e Minas Gerais, com valores inferiores a 25%.
Para a Região Sul, a maior parte da semana deve ser de pouca chuva na região, no entanto, para o fim de semana espera-se o aumento de áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de um sistema frontal. São esperados acumulados expressivos no Sul do Brasil, especialmente no oeste de Santa Catarina e do Paraná, onde os volumes devem ultrapassar 80 mm. Por outro lado, em grande parte do norte do Paraná, não há previsão de chuva para esta semana. A umidade relativa do ar deve apresentar redução ao longo da semana em grande parte da região Sul, com valores de até 30% em áreas isoladas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura