Aplicativo conecta agricultores e apicultores para proteger abelhas

Com acesso gratuito, plataforma do Sindiveg facilita avisos de pulverização, mapeia áreas e abre canal direto de diálogo

20.10.2025 | 17:17 (UTC -3)
Rafael Stuchi

A comunicação entre agricultores e apicultores é uma das formas mais eficazes de evitar incidentes com abelhas durante as pulverizações agrícolas. Pensando nisso, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) desenvolveu o Colmeia Viva App, um aplicativo gratuito que conecta produtores rurais, prestadores de serviços e criadores de abelhas. 

Com funcionalidades intuitivas, o aplicativo mapeia áreas agrícolas e apiários, indica sobreposições, envia notificações de pulverização e abre chat entre usuários. Quando um agricultor registra uma aplicação, apicultores num raio de até seis quilômetros recebem um alerta, podendo adotar medidas preventivas, como isolamento ou deslocamento de colmeias, reduzindo riscos de exposição das abelhas. 

Para a bióloga e analista de Uso Correto e Seguro do Sindiveg, Isabela Rivato, a comunicação antecipada é um passo essencial para a convivência harmônica entre os dois setores. "O aplicativo promove benefícios diretos como a proteção das abelhas, a melhoria da relação entre os setores agrícola e apícola, ganhos de produtividade e incentivo a práticas sustentáveis", afirma.  

A polinização realizada pelas abelhas é fundamental para a produtividade e a qualidade de diversas culturas agrícolas. Segundo Isabela, o planejamento das aplicações e o uso de ferramentas tecnológicas, como o Colmeia Viva App, ajudam a mitigar a exposição das abelhas aos defensivos e a fortalecer o compromisso do campo com a sustentabilidade. 

"É fundamental que a sociedade e todo o elo da cadeia produtiva de alimentos possam refletir e discutir sobre a importância da preservação de abelhas. Proteger as abelhas, é proteger nossos cultivos”, destaca.   

O Colmeia Viva App está disponível nas lojas App Store e Google Play.  

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025