Lula sanciona lei do licenciamento ambiental com 63 vetos
Governo afirma que mudanças garantem proteção ambiental sem abrir mão da segurança jurídica
A previsão do tempo para o período de 11 a 17 de agosto de 2025, segundo informativo divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica chuvas concentradas principalmente no norte do Amazonas e sul de Roraima, com volumes que podem ultrapassar 80 mm, enquanto várias regiões do país enfrentam tempo seco e queda na umidade relativa do ar, elevando o risco de incêndios florestais.
Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar no extremo noroeste e na porção central do Amazonas, além do noroeste do Pará, com volumes que podem superar 60 mm (tons em laranja e vermelho na Figura 1). Destacam-se os maiores acumulados de chuva, da ordem de 80 mm, previstos para a parte central e norte do Amazonas, bem como para o sul de Roraima. Em contraste, nas regiões centro-sul de Rondônia, sudoeste do Amazonas, sul do Pará, Acre e Tocantins, não há previsão de chuva ao longo da semana. Nessas localidades, a tendência é de redução da umidade relativa do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 30%, conforme a Figura 2, o que demanda atenção especial quanto ao risco de incêndios.
No interior da Região Nordeste não há previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, principalmente no sudoeste do Piauí, porções leste e oeste do Ceará, sul do Maranhão, oeste dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba (Figura 2). Em pequenas áreas do litoral da Bahia e do norte do Piauí, podem ocorrer chuvas superiores a 20 mm (tons em verde na Figura 1).
Na Região Centro-Oeste, a previsão indica predomínio de tempo estável, com ausência de chuva em todos os estados (áreas em branco na Figura 1). Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa abaixo de 30% para toda a região para os próximos dias, principalmente no centro-oeste do Mato Grosso, centro-sul do Mato Grosso e em grande parte de Goiás (Figura 2).
A previsão indica para a Região Sudeste, predominantemente, ausência de chuva e tempo estável. No entanto, para alguns setores como as mesorregiões mineiras do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, bem como na estreita faixa litorânea de São Paulo e Rio Janeiro, são previstos para os próximos dias baixos acumulados de até 5 mm (tom em azul escuro na Figura 1). Salienta-se, também, a umidade relativa abaixo de 40% prevista para os próximos dias nas regiões do Triângulo Mineiro, Sul/Sudoeste de Minas Gerais e setores central, norte e oeste de São Paulo (Figura 2).
Para a Região Sul, são previstos acumulados de até 5 mm no sul de Santa Catarina, bem como no Nordeste e Sudeste Rio-Grandense e Região Metropolitana de Porto Alegre (tom em azul escuro na Figura 1). Maiores acumulados, de até 10 mm, são previstos para o sul do Sudeste Rio-Grandense (tons em azul claro na Figura 1). Destaca-se, também, a umidade relativa abaixo de 40% prevista para a maior parte do estado do Paraná durante os próximos dias (Figura 2).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura