Congresso Brasileiro do Agronegócio discutirá agroalianças em SP

Com presença de autoridades e especialistas, evento da Abag mostrará caminhos para fortalecer o agro brasileiro

08.08.2025 | 15:14 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Noemi Oliveira

As agroalianças serão o tema central do 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que acontece em São Paulo na próxima segunda-feira (11/8). Para 2025, a expectativa é receber 800 participantes no Sheraton São Paulo WTC Hotel, além de três mil espectadores por meio do canal no YouTube da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), realizadora do evento em parceria com a B3 - a bolsa do Brasil. 

O congresso tem por objetivo mostrar os caminhos para construir e fortalecer as alianças no agro, superando desafios nacionais e propiciando o crescimento sustentável do setor. Para isso, reúne especialistas em uma programação extensa. Um dos destaques será a apresentação do documento “Agronegócio frente às Mudanças Climáticas”, posicionamento oficial do agronegócio brasileiro para a COP30, que será realizada em Belém (PA), no mês de novembro. 

Autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, são esperados para a abertura do congresso, que será conduzida pelo presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, e pelo CEO da B3, Gilson Finkelsztain. 

Programação de painéis

Após a cerimônia de abertura, o Embaixador Roberto Azevêdo, consultor da Abag, irá ministrar a palestra inaugural “Agroalianças e o Futuro”, que avaliará o atual cenário geopolítico e seus impactos para o agro brasileiro. Ele reafirmará a importância da construção de parcerias estratégicas para o futuro do setor, em meio aos inúmeros desafios externos, especialmente, com a imposição de tarifas pelos Estados Unidos.

Em seguida, o painel  “Alimentos, Energias e Inovação” contará com as análises de Alfredo Miguel, diretor Latam da John Deere; Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS; Larissa Wachholz, Senior Fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI); e Marcio Santos, CEO da Bayer e presidente da divisão Crop Science Brasil, sobre quais são os impactos do atual contexto geopolítico e o papel da inovação tecnológica e da digitalização na competitividade do setor. 

Abrindo a programação da tarde, o painel “Agrobrasil com Crescimento Sustentável: Financiamento e Mercado de Capitais” discutirá o mercado de capitais, as fontes de financiamentos verdes e crédito rural oferecido por instituições privadas para fomentar o uso de novas tecnologias. Participarão do debate Bruno Gomes, superintendente de Securitização e Agronegócio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Bruno Santana, CEO e fundador da Kijani Investimentos; Flavia Palacios, diretora da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3; e Raphael Silva de Santana, gerente Nacional de Agronegócios do Sicoob.

O Congresso Brasileiro do Agronegócio será finalizado com a mesa redonda, que tratará os principais aspectos da “Transição Energética”. Moderada por Ingo Plöger, vice-presidente da Abag, terá como debatedores Anelcindo Souza, vice-presidente de Marketing de Sementes da Corteva; o Embaixador Alexandre Parola; o deputado Federal Arnaldo Jardim; Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho de Administração da Copersucar; e William Vella Nozaki, conselheiro de Administração da Transpetro e gerente Executivo de Gestão Integrada da Transição Energética na Petrobras.

Premiações

A Abag prestará homenagens ao Embaixador Alexandre Parola, que receberá o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio, e à ex-Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que será contemplada com o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade. 

As apresentações das homenagens ficarão a cargo de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da entidade e de Marcelo Ribeiral, presidente do Grupo Agroceres e de Eduardo Assad, consultor do Observatório de Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV), respectivamente. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025