II Congresso de Sementes das Américas reúne cadeia

17.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Congresso de Sementes das Américas (Seed Congress of the Americas) chega em 2009 a sua segunda edição em setembro, desta vez com o Brasil como sede. O evento acontece de 28 a 30 de setembro, em Atibaia (SP).

Os organizadores do evento esperam reunir cerca de 500 participantes, entre empresas, produtores de sementes e de insumos e profissionais do agronegócio. No dia 29, a Palestra de abertura será proferida pelo ex-ministro da fazenda Maílson da Nóbrega, cujo tema será “perspectivas da Economia Brasileira”.

O congresso é realizado pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas Mudas (Abrasem) e a Seed Association of the Américas (SAA) e tem por finalidade reunir profissionais e técnicos do agronegócio internacional para compartilhar experiências e atualizar conhecimentos sobre o negócio de sementes. O evento acontece no Hotel Bourbon Spa Resort.

A organização SAA – Seed Association of the américas é representada no Brasil pela Abrasem, uma de suas associadas, e integra entidades que representam 55% do mercado mundial de sementes, estimado em US$ 37 bilhões. A SAA tem como pilares institucionais a defesa do melhoramento genético, da produção e do comércio de sementes na região. Para isso, promove o intercâmbio entre a atividade privada e os setores públicos, em busca de políticas normativas que permitam incrementar o mercado regional e a adoção de novas tecnologias na área de sementes.

Temas de relevância para este mercado, tais como "Aspectos Fitossanitários no Comércio Internacional de Sementes", "Propriedade Intelectual", "Biotecnologia" serão abordados e discutidos durante o congresso. Além disso, durante os dois dias de reuniões e debates um ambiente planejado para fazer contatos, a "Rodada de Negócios", será reservado para a troca de oportunidades.

Principais temas do Congresso

Fitossanitários

O primeiro dia do Congresso será dedicado às questões fitossanitárias. O objetivo principal será discutir o progresso para resolver as barreiras na circulação de sementes entre os países da SAA (Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai), e para identificação de problemas da área.

Propriedade intelectual

Variedades vegetais e inovações biotecnológicas em sementes podem ser protegidas pelo Direito de Patente dos Criadores de Plantas. Uma proteção eficaz da propriedade intelectual, no entanto, é um desafio. O seminário sobre o "Uso de Contratos para fazer valer direitos de propriedade intelectual das Plantas" será um fórum para explorar a aplicação dos contratos de proteção e fazer cumprir direitos de propriedade intelectual.

Biotecnologia

Esta sessão vai focar nos esforços internacionais em relação à presença de baixo nível de alimentos, rações e sementes. A sessão será aberta com um debate abordando os motivos pelos quais presença de baixo nível é importante para a indústria de sementes, especialmente no que se refere à circulação destas nas Américas.

Com abertura marcada para as 18h30 do dia 28 de setembro, uma segunda-feira, as inscrições para participação no II Seed Congress of the Americas podem ser feitas no site da entidade (

), em módulo especial em português.

Agenda:

II Congresso de Sementes das Américas

Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem)

Seed Association of the Americas (SAA)

Local: Hotel Bourbon Spa Resort – Atibaia / SP

Data: 28 a 30 de setembro

Inscrições:

Informações adicionais sobre a Abrasem:

Fonte: Barcelona Soluções Corporativas - (11) 3034 3639

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025