Embrapa Trigo apresenta sistema de previsão de doenças no Tecnoshow
Animal da raça tabapuã, doado à FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) em agosto de 2010, pela criadora Maria Helena Dumont Adams, titular da Fazenda Morada da Prata, recebeu recentemente o Certificado Especial de Produção da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), na categoria bronze.
O certificado referenda a qualidade genética do animal Q-Babel da Prata, uma fêmea tabapuã PO (Pura de Origem), nascida em 13 de outubro de 2009 e filha de Lider MB da Flor e Duna da Prata. A fêmea certificada pela ABCZ participa do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), onde é considerada TOP 3%, ou seja, o animal está entre os 3% melhores animais avaliados da raça em nível nacional NO ANO DE 2009. “Além de estar entre os melhores animais da safra de 2009, quanto ao potencial genético, para receber definitivamente o CEP, Q-BABEL passou por uma avaliação visual realizada por um técnico da ABCZ, garantindo que a fêmea também tem um tipo adequado à produção”, diz o professor Carlos Henrique Cavallari Machado.
Em 19 de agosto de 2010, a FAZU recebeu a doação de animais das raças tabapuã e sindi, dos criatórios Fazenda Morada da Prata (da criadora Maria Helena Adamns) e da Fazenda São José ACS (dos criadores Aluisio Cristino da Silva, Iraci Francisca Alves da Silva e os médicos veterinários Wilson Rúbia Júnior e Rogéria Maria Alves da Silva Rúbia). Os animais doados para faculdade estão sendo avaliados durante um projeto de pesquisa intitulado “Pecuária Intensiva Sustentável”, que tem como objetivo produzir bovinos de qualidade, porém, com redução de custos e do impacto ambiental. “Esse projeto de sucesso realizado na FAZU, mostra de forma clara a importância das parcerias entre a comunidade e a instituição de ensino”, salienta Fábio Melo Borges, diretor administrativo da FUNDAGRI/FAZU.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura