RS Biodiversidade prepara capacitação em Faxinal do Soturno/RS

28.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Helena Boucinha

Nos dias 3 e 4 de abril, em Faxinal do Soturno, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, ocorrerá capacitação em Sistemas Agroflorestais para técnicos da Emater/RS-Ascar que vão atuar no Projeto RS Biodiversidade.

Na Quarta Colônia, o investimento será nos sistemas agroflorestais para a preservação da Mata Atlântica. “Sistemas agroflorestais podem ser explicados mais facilmente como combinações de árvores ou arbustos de cultivos agrícolas anuais, com ou sem a presença de animais”, explica o assistente técnico do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Luiz Antonio Rocha Barcellos. Nessa região, o Projeto RS Biodiversidade envolve os municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Itaara, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polêsine e Silveira Martins.

O Projeto RS Biodiversidade vai atuar prioritariamente nos ecossistemas (Bioma Pampa e Mata Atlântica) das florestas da região Central (Quarta Colônia) e do Escudo Sul-rio-grandense, nas áreas úmidas dos Campos da Campanha e do Litoral Médio e nos campos nativos da Campanha.

O RS Biodiversidade é uma das políticas do Governo do Estado para proteção e conservação dos recursos naturais e busca promover a incorporação do tema biodiversidade nas instituições e comunidades envolvidas. Os recursos para a execução provêm de uma doação de US$ 5 milhões do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF) por meio do Banco Mundial, com contrapartida de US$ 6,1 milhões por parte do Governo do Estado. O projeto é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e executado pela Emater/RS-Ascar, Fundação Zoobotânica (FZ), Fepam e TNC Brasil (The Nature Conservancy - Brasil).

Nos municípios estão sendo feitos estudos para estabelecimento de corredores de biodiversidade e para a implantação de unidades demonstrativas (UDs) em propriedades selecionadas, que serão usadas como laboratório para a realização e validação de práticas, para a realização de dias de campo e reuniões técnicas, abordando a recuperação e a conservação da biodiversidade nas propriedades rurais. Com as UDs já implantadas, o projeto terá nova etapa que abrange o desenvolvimento de ações que viabilizem uma adequada gestão da biodiversidade com enfoque na educação ambiental, na produção de conhecimento e difusão do tema, serviços ambientais e manejo de espécies.

Identificação de Espécies

Como preparação para as atividades do RS Biodiversidade, na terça-feira (27/3), no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Faxinal do Soturno, extensionistas, agricultores, estudantes e professores participaram de oficina sobre identificação de espécies nativas e seus usos múltiplos, ministrada pelo professor Solon Jonas Longhi, da UFSM.

Durante todo o dia, os participantes identificaram dezenas de plantas da região, entre fitoterápicas e frutíferas. “A importância está em reconhecer as espécies e seus usos econômicos, as orientações quanto à sua utilização, a procedência e suas características”, diz o técnico do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Agudo, Francisco Traesel.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro