Arroz Cachinho é tema de Dia de Campo em Sentinela do Sul/RS
O esperado encontro entre os ministros da área da Agricultura de Brasil e Hungria que aconteceu nesta terça-feira (27), em Budapeste, reforçou as intenções de promover o processo de apoio e cooperação comercial na área agrícola. Após o êxito na primeira rodada de contato bilateral com a comitiva de empresários húngaros, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, e o ministro do Desenvolvimento Rural húngaro, Sándor Fazekas, ampliaram os tratados e acordo técnico e de convênios.
Durante a reunião de trabalho, juntamente com a comitiva de 16 secretários e diplomatas dos dois países, os ministros estabeleceram uma série de ações de promoção para área agrícola, como o possível intercâmbio entre técnicos da Embrapa e do ministério da Hungria para a pesquisa no segmento vitivinícola. Do mesmo modo, formalizou-se a troca de experiências e de pesquisa para produtos orgânicos, bem como o estudo de solo e de clima para culturas em comum nos países.
Os tratados serão oficializados a partir do despacho da reunião ministerial, dentro dos trâmites diplomáticos. Mendes destacou os procedimentos adotados no Brasil do controle fitossanitário e disse que o país já vem adotando medidas para elevar a qualidade de seus produtos para exportação, dentro das normas técnicas e em acordo com o padrão da Comunidade Econômica Europeia (CEE). “O Brasil está se dedicando a produzir em larga escala e com qualidade. Já estamos credenciados para atender a todas as exigências”, afirmou o ministro brasileiro no encontro.
A missão governamental do Mapa na Europa, após a passagem pelo Leste Europeu, prossegue pelo Reino Unido, na Inglaterra, onde novas reuniões diplomáticas acontecerão nesta quarta-feira, 28 de março, a partir da coordenação da embaixada brasileira junto às autoridades britânicas. Também está programada uma palestra a ser proferida pelo ministro na quinta, 29 de março. No dia 30, Mendes tem agendado encontro com a ministra russa Elena Srkynnik em Moscou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura