Termina vazio sanitário da soja em Minas
Uma exposição vai retratar a importância do café nas relações entre Brasil e França. A mostra “O intercâmbio entre as culturas França e Brasil, cafés, feiras e ciência” será inaugurada no dia 22 de outubro, às 19 horas, no Museu do Café, em Santos/SP.
A chegada do produto ao Brasil e a influência francesa na consolidação das cafeterias como espaço de socialização poderão ser observadas na exposição promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com parceria do governo do Estado de São Paulo, em comemoração ao ano da França no Brasil.
A viagem no tempo, proporcionada pela mostra, revela que o hábito francês de beber café é bem anterior ao desembarque das primeiras sementes e mudas ao Brasil, em 1727. Registros da época do reinado de Luis XIV, como o livro “O bom uso do chá, do café e do chocolate para a preservação e para a cura de doenças”, do médico M. De Blegny mostram isso. O raríssimo exemplar, publicado em 1687, é um dos principais destaques na exposição.
Os visitantes poderão ainda conferir a chegada das cafeterias à França, em 1672. Por meio de postais e imagens da época, está registrado um modelo de estabelecimento, que se espalharia pelo mundo, como ponto de encontro para discussões políticas e culturais, ou para momentos de descontração e prazer. No Brasil, as cafeterias chegaram ao final do século 19 e início do 20 – fortemente influenciadas pelo modelo francês – como é possível perceber no painel dedicado ao Café do Rio, tradicional reduto dos jornalistas cariocas.
A exposição inclui programas de cooperação técnica entre os dois países, pesquisas e estudos sobre o café. Tem destaque a parceria, de mais de trinta anos, entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o francês Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica pelo Desenvolvimento (Cirad), que buscam o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais.
A partir do dia 23, a exposição será aberta ao público. O Museu do Café, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, fica na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Está aberto de terça a sábado, das 9 às 17 horas. Aos domingos, funciona das 10 às 17 horas. Os ingressos para visitação custam R$ 5. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.
Serviço:
Inauguração da exposição O intercâmbio entre as culturas França e Brasil, cafés, feiras e ciência
Data: 22 de outubro (terça-feira)
Hora: 19 horas
Local: Museu do Café - Rua XV de Novembro, 95 - Centro Histórico - Santos / SP
Informações adicionais:
Fonte: Mapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura