Expedição Safra visita a Índia e conclui roteiro do ciclo 2012/13

23.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Uma equipe da Expedição Safra desembarcou na Índia, onde passará os próximos dias conhecendo o sistema de produção de grãos, a logística e o potencial de consumo do país de 1,2 bilhão de habitantes. O roteiro extraordinário é a última viagem do projeto no ciclo 2012/13, que percorre todos os anos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Paraguai.

A Índia foi escolhida por representar a oportunidade de o agronegócio brasileiro ampliar sua participação no mercado global. “Queremos conhecer a fundo as particularidades da produção indiana para ampliar a discussão em relação à demanda e à oferta e o impacto desse cenário para o Brasil”, afirma Giovani Ferreira, gerente de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador da Expedição.

Técnicos e jornalistas visitarão Mumbai, Indore e Nova Deli, polos do agronegócio indiano que concentram estruturas portuárias, zonas de cultivo e centros de decisões. O roteiro inclui encontros com representantes de entidades públicas e privadas, entre elas a Embaixada do Brasil, o Ministério da Agricultura da Índia, cooperativas, usinas de açúcar, portos, fábricas de insumo e produtores.

A produção indiana de grãos ainda é pequena. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), no ciclo 2012/13 o país produziu 22,5 milhões de toneladas de milho e 11 milhões de toneladas de soja convencional, já que a Índia não cultiva semente transgênica.

Mercado

Com 1,2 bilhão de habitantes, atrás apenas da China, a Índia se tornou um enorme mercado para países fornecedores de alimentos, como é o caso do Brasil. Além disso, estimativas apontam que a classe média indiana deve passar de 5% para 40% nos próximos 15 anos, saltando de 50 milhões para 583 milhões de pessoas.

“O poder aquisitivo da população cresceu nos últimos anos e elevou o consumo local. Porém, o país não possui tecnologia suficiente para suprir a demanda, tornando o Brasil um parceiro exponencial”, comenta Ferreira.

Com os saltos na produção nacional registrados nos últimos anos, o Brasil tem interesse em ampliar as relações do agronegócio com a Índia. Além dos grãos, insumos estão na pauta da equipe. A Índia é um dos principais fornecedores mundiais de fertilizantes e agroquímicos, produtos que o Brasil importa em grande escala. Cerca de 70% do adubo utilizados nas lavouras brasileiras são importados.

Roteiro

A Índia é a última parada da Expedição Safra Gazeta do Povo na temporada 2012/13. As viagens começaram em setembro do ano passado com roteiros cumpridos em 14 estados brasileiros, os Estados Unidos, a Argentina e o Paraguai. Ao todo, as equipes já rodaram mais de 60 mil quilômetros.

Além dos profissionais do jornal, o grupo será formado por técnicos da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Federação da Agri­­­cultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Grupo Ceagro, UPL Brasil e a revista Globo Rural.

A viagem à Índia pode ser acompanhada pelo site www.agrogp.com.br.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025