Concessionária LS Tractor monta central de telemetria
Iniciativa monitora os tratores para os clientes
O ESALQSHOW – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será entre os dias 9 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo (Esalq/USP), vem para reforçar à Piracicaba o título de “Vale do Agronegócio”. O evento contará com uma programação exclusiva para os empreendedores e startups que desenvolvem inovações para o agronegócio.
No dia 9 (quarta-feira) será promovido o painel “Startups no Agronegócio – AcademyDay”, que tratará como transformar conhecimento em inovação e o papel das universidades e dos institutos de pesquisa. No dia 10 (quinta-feira), será a vez do painel “Startups no Agronegócio – StartupDay”, que terá pitchs de startups e investidores. Já no dia 11 (sexta-feira) haverá o painel “Startups no Agronegócio – Integração e Inovação no Vale do Piracicaba”, com a participação de representantes de hubs de inovação e incubadoras, além do painel “Agricultura Digital – Conectividade”. Nos dias 10 e 11 será oferecida a “Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores”, que vai oferecer sessões de consultoria individual e gratuita.
“Essas iniciativas são uma grande vitrine em agricultura digital, que vêm impulsionando as inovações de alto impacto, instaladas principalmente da nossa região. O ESALQSHOW traz importantes debates, painéis, palestras e a clínica para startups e, com isso reforça a sua missão que é de fomentar a maior integração entre os players que promovem o agronegócio nacional”, ressalta Pedro Chamochumbi, agente de inovação e um dos coordenadores da iniciativa.
Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a cidade de Piracicaba concentra 120 das 300 startups brasileiras dedicadas ao agronegócio. Nesse sentido, a agricultura digital se torna um assunto de extrema relevância e necessária abordagem no ESALQSHOW, de acordo com o professor Jarbas Honorio de Miranda, um dos responsáveis pelo painel de Conectividade.
“O evento trará discussões sobre instrumentação, conectividade, monitoramento e mercado da agricultura digital. Essas novas tecnologias digitais permitirão que os produtores com suas ‘empresas de agronegócio’ sejam mais produtivas e eficientes”, ressalta o professor.
A participação no ESALQSHOW é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site: https://esalqshow2019.vpeventos.com/#/
Programação
Sob o tema “Como transformar conhecimento em inovação? O papel das universidades dos institutos de pesquisa”, o painel será no dia 9 e dividido em duas partes: das 14h às 15h15 participam dos debates Joaquim Henrique Cunha (Pecege), Guilherme Oguri (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) e Paulo Gil (Agência USP e Inovação). No segundo módulo, das 15h45 às 17h, estarão Alexei Barban do Patrocínio (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Sérgio Pascolatti (Esalqtec).
Com apresentações curtas e objetivas, este painel será no dia 10. A programação começará às 10h45 e prossegue até meio dia, com a participação de seis startups, que vão apresentar suas soluções e produtos. Participarão representantes da @Tech, PersonalBov, EIWA, MesintoSeguro, TracePack e SensorVision.
Já no período das 14h às 15h15, será a vez dos investidores. Gustavo Cavenagui (Inseed), Joaquim Cunha (Wbgi) e Kieran Gatlan (The Yield Lam) falarão sobre o processo de seleção e o que uma startup necessita para conseguir aporte.
A “Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores” será nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, e vai oferecer sessões de consultoria individual, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das atividades a fim de materializar ideias em soluções e formatar os modelos de negócios. Os atendimentos são gratuitos e ocorrerão por agendamento prévio.
Sob o tema Instrumentação, das 9h às 10h15, o painel contará com a presença de Astor Kilpp (gerente de Marketing da LS Tractor), Tiago Albertini (CEO da @Tech – Inovação Tecnológica para a Agropecuária) e Vinicius Dalben (vice-presidente Comercial Latam Sul da Ericsson).
Já no painel sob o tema Monitoramento, que será das 10h45 às 12h15, estarão presentes: Mariana Vasconcelos (CEO da Agrosmart), Thais Avancini (coord. de Eng. Agronômica e Eng. de Alimentos da Fac. de Eng. de Alimentos) e Felipe Pilau (professor da Esalq/USP).
No painel Conectividade, das 14h às 15h15, participam Eduardo Polidoro (diretor-executivo da Claro/Embratel), Marcelo Zuffo (orofessor do Depto. de Eng. de Sistemas Eletrônicos da POLI/USP) e Fábio Marin (professor do Depto. de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP).
Para encerrar a programação, o painel Mercado da Agricultura Digital será às 15h45 e contará com Artur Yabe Milanez (gerente de Biocombustíveis do BNDES), Reimar Carlesso (professor da Universidade Federal de Santa Maria), Edson José Rennó Ribeiro (diretor-geral da Ativa Soluções Tecnológicas) e Iran José Oliveira da Silva (professor do Depto. de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP).
Na sexta-feira, dia 11, a programação inicia às 9h com o InterHubs 1, que contará com os palestrantes: Flávio Castellar (Vale do Piracicaba), Pedro Chamochumbi (AnimalsHub) e Ricardo Campo (PulseHub). A partir das 10h45, o InterHubs 2 contará com a presença de Daniele Rua (Imaflora), José Tomé (Garage) e Klever Coral (Avance)
No painel Agtech Brasil, previsto para às 14h, participam: Otávio Lemos (AgriHub), George Hiraiwa (SRP Valley) e Sérgio Marcus Barbosa (AgTechValley). Para finalizar a programação, às 15h45, ocorrerá o Inovagrade – USP com as palestras de Jonas Nicodemos (Sebrae), Paulo Gil (Agência USP de Inovação) e Sergio Pascolati (Esalqtec).
A programação completa está disponível no link.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura