Concessionária LS Tractor monta central de telemetria

Iniciativa monitora os tratores para os clientes

27.09.2019 | 20:59 (UTC -3)
Nelson Moreira​

Acompanhar todas as atividades executadas pelo trator à distância, sem necessidade de ir a campo, são funcionalidades que se tornam muito úteis no gerenciamento da frota da propriedade rural. A Telemetria chegou para proporcionar ao administrador da propriedade toda uma gama de informações referente ao funcionamento de uma determinada máquina agrícola. Com ela é possível saber quantas horas o trator trabalhou em um dia, qual foi a produtividade, o consumo de combustível e se já está na hora de fazer alguma manutenção preventiva. A transmissão destas informações é feita via sinal de celular diretamente para o escritório da propriedade rural, onde serão processados os dados e feitos os relatórios.

Observando que esta é uma informação importante para o proprietário da fazenda a fim de que ele melhore a produtividade do seu trator, a concessionária LS Tractor, Terra Café, com atuação no Sul de Minas Gerais, investiu na estruturação de uma Unidade de Controle de Telemetria, dentro da própria loja. O objetivo é de prestar aos seus clientes, um serviço de acompanhamento à distância, de tudo o que o equipamento está fazendo no seu período de trabalho. “Podemos ver quanto está gastando de combustível por operação, orientar o operador caso esteja usando o equipamento de forma errada, ver se ele está trabalhando na rotação certa, como ser mais eficiente na operação que está realizando, quais as condições do trator naquele momento, e ir reportando ao administrador da fazenda para que ele tome as decisões necessárias para cada situação”, afirma o gerente geral da concessionária Flávio Scalioni.

Atualmente já são cerca de 300 tratores monitorados pela Unidade, que está instalada na concessionária. O cliente não paga pelos equipamentos de telemetria, que já saem de fábrica, mas faz um investimento mensal, como assinatura, de R$ 80 pelo serviço. “E é um serviço que tende a crescer porque depois que o cliente começa a usar, é como o whatsapp, não se consegue viver sem”, explica Scalioni, complementando que quanto mais o produtor vai usando a ferramenta, melhor aproveitamento ele tem da sua máquina, e mais produtiva ela se torna, rentabilizando o investimento feito no trator, finaliza o gerente.



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