ESPECIAL EXPODIRETO: Massey Ferguson consolida presença no Rio Grande do Sul com exposição dos maiores tratores da marca na Expodireto Cotrjal

13.03.2014 | 20:59 (UTC -3)

A Massey Ferguson leva para a 15ª edição da Expodireto Cotrijal, que acontece em Não-Me-Toque, de 10 a 14 de março, toda a linha da marca. O destaque fica por conta dos gigantes tratores da série MF 8600, os maiores e mais tecnológicos tratores da marca, já aprovados pelos produtores do estado, como o Sr.Rui Tuchtenhagen, produtor de soja na várzea e arroz irrigado em Capão do Leão, RS.

O produtor destaca a economia, versatilidade e tecnologia avançada do trator MF 8670. “O trabalho é bruto, mas dentro da cabine nem parece”, ressalta. Isso, graças ao preciso controle da velocidade de trabalho e ao gerenciamento eletrônico da rotação do motor, tarefas facilmente realizadas pela transmissão CVT. Segundo Tuchtenhagen, o desempenho do trator é de sete a oito hectares por hora no barro e 15 hectares por hora no seco. “Como a soja é plantada em cima da resteva do arroz, temos que fazer o preparo do solo sem plantio direto. Por isso, preciso deste trator na gradagem e aragem também”, afirma.

O último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a área plantada para a safra 2013/14 deve alcançar 55,19 milhões de hectares no Brasil, um aumento de 3,6% em relação à área cultivada na safra passada. Destaque para as culturas de soja, trigo e algodão, maiores responsáveis pelo aumento de área. Segundo Everton Pezzi, Supervisor de Marketing do Produto Tratores da Massey Ferguson, a expansão das áreas cultivadas da região sul do Brasil e as janelas de trabalho cada vez mais curtas que os produtores brasileiros estão trabalhando exigem máquinas mais tecnológicas. “Quanto maior a área plantada, maior o trator que o produtor rural precisa investir para garantir a produtividade. Os tratores da série MF 8600 são capazes de tracionar plantadeiras com maior número de linhas em solos pesados”, explica.

Dotados de tecnologia de ponta, o MF 8670 e MF 8690 de 320cv e 370cv, respectivamente, são os primeiros no Brasil equipados com transmissão CVT, o mesmo conceito que leva conforto e economia de combustível aos carros mais modernos vendidos no mercado. “Com a transmissão CVT, o operador consegue obter o desempenho ideal em qualquer operação”, destaca Pezzi. A transmissão garante maior precisão na aplicação e também gera economia de combustível, uma vez que consegue a manutenção da velocidade e rotação do motor em um nível ideal à aplicação.

Os tratores contam com piloto automático de série e função de gerenciamento eletrônico da rotação – DTM – que melhora o desempenho durante o trabalho, gerando economia de combustível. Com esta máquina, há ainda a possibilidade do operador realizar mais de 30 funções com apenas um toque de botão. Os tratores da série MF 8600 possuem ainda diferenciais como vazão de controle remoto de 175 litros/min, suspensão ativa de eixo dianteiro e capacidade de levante hidráulico de 12 toneladas.

Já para os pequenos e médios agricultores, a Massey Ferguson aposta na linha mais vendida da marca no país, a MF4200. Os tratores, com potência entre 65cv e 130 cv são referência em produtividade e versatilidade no Brasil. A linha revolucionou a trajetória da marca por oferecer alto desempenho aliado a um baixo consumo de combustível, além de apresentar design arrojado, versatilidade e fácil operação. O trator MF 4292 chega na Expodireto Cotrijal em duas versões: uma com motor Perkins de 105 cv de potência e outra HD (Heavy Duty) para trabalhos mais pesados com motor AGCO Power de 110 cv de potência. Outra novidade fica por conta da inclusão do MF 4275 cabinado no Programa Mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O trator é sinônimo de inovação incorporada a uma estrutura robusta e baixo custo operacional e suas opções de configurações atendem às necessidades de produtores de inúmeras culturas desde arroz, soja, milho, fumo, batata e frutas até o pecuarista que necessita de uma máquina eficiente nas atividades que envolvem as rotinas da criação de animais. ”Seu destaque fica por conta da transmissão totalmente sincronizada e o conforto e ergonomia das cabines Massey Ferguson, trazendo mais produtividade para esta faixa de potência onde, normalmente, o próprio proprietário da máquina é o operador” destaca Pezzi.

Os visitantes da feira também poderão conferir a série MF 7100, conhecida por sua robustez e confiabilidade e que agregou mais qualidade aos seus tratores com o novo sistema hidráulico. “Este sistema traz uma série de vantagens ao operador que dispõe de três funções em um mesmo corpo do controle remoto e pode realizar ajustes no sistema hidráulico, como o da velocidade de levante, por exemplo, através de um painel digital ao seu alcance”, explica Pezzi. O MF 7180 Especial, destinado para trabalhar em condições severas, está disponível nas versões florestal agrícola e auto carregável. Com potências entre 140 e 180 cv, o trator é equipado com sistema de iluminação extra no teto, proporcionando excelente visibilidade em trabalhos noturnos, além de proteções extras, para-lamas em chapa e cabine em lexan ao invés de vidro (opcional), visando garantir a robustez necessária em atividades florestais.

Com quatro modelos – MF 7350 (150cv), MF 7370 (170cv), MF 7390 (190cv) e MF 7415 (215cv) – a série MF7000 Dyna-6 apresenta a perfeita integração entre modernidade, tecnologia e rentabilidade. O principal destaque fica por conta da transmissão inteligente Dyna-6, que permite programação prévia e troca automática de marchas para determinada faixa de rotação e velocidade, proporcionando alto desempenho aliado à economia de combustível. Este sistema também não exige acionamento de embreagem para a troca de marchas, aumentando a eficiência operacional. As máquinas da série MF7000 Dyna-6 proporcionam alto rendimento e produtividade durante a operação de preparo de solo e plantio aos produtores para as principais culturas da região: milho, feijão e soja.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025