ESPECIAL EXPODIRETO: Debate avalia manejo integrado de pragas

13.03.2014 | 20:59 (UTC -3)

Nesta quarta-feira (12), o dia na Expodireto Cotrijal 2014 (10 a 14/03, em Não-Me-Toque,RS) iniciou com o debate “Manejo integrado de pragas pode salvar a lavoura?”, na Casa da RBS TV, com mediação da editora do caderno Campo e Lavoura, Gisele Loeblein. O foco da discussão foi a lagarta Helicoverpa armigera. A iniciativa contou com a participação do pesquisador da Embrapa Trigo, Paulo Roberto Pereira, do gerente do departamento de defesa vegetal da Secretaria da Agricultura, José Candido Motta e o técnico da Emater/RS, Luiz Antônio Rocha Barcellos.

De acordo com o pesquisador Paulo Pereira, o produtor que enfrentou a lagarta Helicoverpa armigera na última safra sabe a dificuldade para controlar a praga somente com o uso de inseticidas. A pesquisa recomenda utilizaro Manejo Integrado de Pragas (MIP), prática que reúne diversas técnicas possíveis de controle, visando manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras. O manejo integrado de pragas (MIP) parte do monitoramento, passa pela identificação da lagarta até o uso eficiente de agroquímicos.

Como a correta identificação da Helicoverpa é uma das etapas mais difíceis do MIP devido à semelhança da praga com as demais lagartas que atacam as culturas de grãos, a Embrapa

conta com uma equipe de especialistas na Expodireto Cotrijal para auxiliar o produtor a conhecer melhor esta praga, avaliando a morfologia da lagarta, os danos na desfolha, os hábitos e os momentos certos para localizar a Helicoverpa na lavoura.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025