Comissão da Câmara aprova projeto que muda cálculo do ITR
Proposta proíbe uso de base do IPTU para cobrança do imposto rural
A Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) revelou que, no primeiro semestre deste ano, as entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro totalizaram 20,14 milhões de toneladas, um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando se registraram 18,23 milhões de toneladas. Apenas em junho, foram entregues 4,31 milhões de toneladas, representando crescimento de 7,2% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, no qual foram 4,03 milhões de toneladas. O setor de fertilizantes segue preparado para a safra de grãos, que deverá registrar 345,2 milhões de toneladas.
O Estado de Mato Grosso liderou as entregas no período, concentrando 23,9% do total, com 4,81 milhões de toneladas. Em seguida, aparecem Paraná (2,88 milhões), Goiás (2 milhões), São Paulo (2 milhões), Minas Gerais (1,69 milhão), Rio Grande do Sul (1,50 milhão) e Bahia (1,2 milhão).
Durante o 12° Congresso Brasileiro de Fertilizantes, realizado pela Anda no dia 02/09, em São Paulo, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Associação Brasileira para a Difusão de Adubos (Anda), assinado por Guilherme Campos Júnior, secretário de Política Agrícola do Mapa, e Eduardo de Souza Monteiro, presidente do Conselho de Administração da Anda.
A parceria visa ao intercâmbio de conhecimento entre os setores público e privado, objetivando beneficiar a sociedade por meio do melhor entendimento e acesso a informações qualificadas sobre fertilizantes e nutrição de plantas, tendo as seguintes finalidades específicas: aprimoramento das estatísticas setoriais, uma demanda recorrente que a entidade trabalha para aperfeiçoar; fomento à inovação e bioinsumos; produção de conhecimento estratégico; e mobilização de recursos para sustentabilidade.
A produção nacional de fertilizantes intermediários também registrou crescimento no primeiro semestre. Em junho, foram produzidas 609 mil toneladas, redução de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2024. Entretanto, no acumulado do primeiro semestre, a produção atingiu 3,51 milhões de toneladas, um aumento de 8,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 3,23 milhões de toneladas.
Em junho de 2025, as importações de fertilizantes intermediários foram de 3,55 milhões de toneladas, indicando uma redução de 2,4% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado do primeiro semestre do ano, as importações somaram 18,47 milhões de toneladas, um crescimento de 10,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 16,74 milhões de toneladas.
O porto de Paranaguá, principal porta de entrada dos fertilizantes, recebeu 4,87 milhões de toneladas. Isso significou aumento de 9,9% em relação a 2024, quando foram descarregadas 4,43 milhões de toneladas, representando 26,4% do total importado por todos os portos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura