Último dia da 8ª The Brazil Conference & Expo pleiteia meios de alavancar varejo de FFLV
Tendências de consumo a partir de mídias sociais, novas tecnologias e comidas prontas são apontadas como importantes para estimular o aumento de demanda
O mercado de distribuição de insumos agropecuários alcançou um faturamento de R$ 151 bilhões em 2023, com a área de insumos respondendo por R$ 94,8 bilhões e a comercialização de grãos, por R$ 33,3 bilhões. Os dados da 9ª Pesquisa Nacional da Distribuição, uma iniciativa da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e organização da Markestrat, foram apresentados parcialmente durante o 13º Congresso Andav, e referem-se às mais de 3,4 mil distribuidoras associadas à entidade.
A Pesquisa foi apresentada pelo presidente executivo da Andav, Paulo Tiburcio (na foto), que destacou a sua importância para o desenvolvimento de estratégias e planejamento dos associados, por avaliar temas fundamentais e apresentar o cenário nacional e regional do mercado de distribuição de insumos. “Nos últimos quatro anos, o número de associados foi de 1708 a 3472”, ressaltou.
Na área de insumos, os estados com maior participação foram Mato Grosso (26,7%), Paraná (15,3%) e Minas Gerais (12.5%). Em termos de cultura, a liderança fica com a soja, seguida por milho.
O mercado de distribuição segue crescendo em infraestrutura, com uma alta de 7,8% ante ao número de lojas em janeiro de 2023. A Pesquisa aponta que os distribuidores pretendem abrir nos próximos três anos 419 novas unidades.
O setor conta com 48,5 mil colaboradores diretos, o que representa um crescimento de 4,6% ante o ano anterior. Em se tratando dos aspectos ESG, a Pesquisa Andav revelou que 82% dos distribuidores possuem planejamento e 42% realizam iniciativas sociais. Em prática sustentável, a principal ação é a gestão eficiente de resíduos, seguida pela aplicação de energia renovável.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Tendências de consumo a partir de mídias sociais, novas tecnologias e comidas prontas são apontadas como importantes para estimular o aumento de demanda