Embrapa perde Élcio Hirano, pesquisador de destaque para a bataticultura brasileira

Élcio Hirano dedicou boa parte de sua vida profissional à Embrapa, especialmente à estrutura de Canoinhas, e ao desenvolvimento da cadeia produtiva da batata

05.01.2022 | 13:42 (UTC -3)
Embrapa
Élcio Hirano dedicou boa parte de sua vida profissional à Embrapa, especialmente à estrutura de Canoinhas, e ao desenvolvimento da cadeia produtiva da batata. - Foto: Divulgação Embrapa
Élcio Hirano dedicou boa parte de sua vida profissional à Embrapa, especialmente à estrutura de Canoinhas, e ao desenvolvimento da cadeia produtiva da batata. - Foto: Divulgação Embrapa

Morreu no dia 3 de janeiro, aos 71 anos, Elcio Hirano, pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) lotado na Estação Experimental Canoinhas (EECan), Santa Catarina. Natural de São Paulo/SP, dedicou boa parte de sua vida profissional à Embrapa, especialmente à estrutura de Canoinhas, e ao desenvolvimento da cadeia produtiva da batata, com atividades em produção, beneficiamento, armazenamento, tecnologia de semente, análises fitossanitárias de batata-semente e melhoramento genético.

Elcio Hirano se graduou em agronomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 1972, obteve seu mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1975, e seu doutorado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2004. O ingresso na Embrapa ocorreu em 1974.

Iniciou sua trajetória profissional como pesquisador em melhoramento de batata e tecnologia e produção de batata-semente básica, na então Unidade Experimental de Pesquisa de Âmbito Estadual (UEPAE) Cascata, hoje Estação Experimental Cascata (EEC) da Embrapa Clima Temperado. Sua atuação na área levou em conta, além do conhecimento técnico, o domínio do japonês, já que a totalidade dos produtores de batata-semente eram da mesma etnia.

Em 1976, Hirano foi transferido a Canoinhas para coordenar a gerência regional do recém criado Serviço de Produção de Sementes Básicas ou Embrapa Sementes Básicas (SPSB). Com sua transferência, o programa de sementes básicas em Pelotas foi finalizado e também transferido para Canoinhas. 

Elcio Hirano foi gerente da estrutura de 1976 a 1983 e, após, de 1989 a 2015, totalizando mais de 30 anos de gestão. Entre 1984 e 1989, quando não ocupou cargo de gerente, foi responsável por montar o sistema de comercialização de batata-semente básica. Ao todo, atuou por 45 anos em Canoinhas, que passou a ser base física e hub de transferência de tecnologias (TT) e inovação da Embrapa Clima Temperado em 2019. 

Depoimentos

Segundo relatos de colegas e de representantes do setor, o pesquisador foi um dos principais responsáveis pelas atividades que viabilizaram, no Brasil, a produção de batata-semente básica e certificada, principalmente em termos de legislação, minimizando a dependência do país por importações. “Tudo o que existe de produção de batata-semente nacional é devido ao trabalho dele. É uma perda lastimável para a bataticultura e para nós também”, afirma o colega e analista Antônio Bortoletto.

O coordenador-técnico da EECan, Nelson Pires Feldberg, sucedeu Hirano na gestão da estrutura em 2015, tendo sido liderado pelo colega antes de assumir o cargo. “Nós tínhamos muito em comum e eu me aconselhava muito com ele. Além do profundo conhecimento técnico, ele tinha uma vivência muito grande. Perco uma grande referência na Embrapa”, lamenta.
 
Para o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira, Hirano foi histórico para a Empresa. “A história do pesquisador Elcio Hirano é a própria história da Estação Experimental Canoinhas, da Embrapa Clima Temperado. E história é para sempre. Obrigado, Elcio Hirano, pela vida dedicada à pesquisa, especialmente em batata”, completou.

Velório

O velório do pesquisador ocorreu nesta quarta-feira (05/01), das 7h às 11h, na capela da Funerária Hunenhuk, em Canoinhas. Após, o corpo foi transportado para crematório em Curitiba/PR. Elcio Hirano deixa a esposa Ângela Frank Pereira, quatro filhos e uma neta.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024