Embrapa Pecuária Sul completa 37 anos de atuação

12.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Embrapa Pecuária Sul, sediada em Bagé/RS, completa, nesta quarta-feira (13), 37 anos de atuação em pesquisa, inovação e desenvolvimento da atividade pecuária na Região Sul do Brasil. Criada em 1975, é uma das unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, nestas mais de três décadas e meia, vem disponibilizando tecnologias nas áreas de bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e ovinos. Para tanto possui um quadro funcional de mais de 120 empregados, sendo 31 pesquisadores com formações em diferentes áreas diretamente relacionadas à pecuária.

O Centro de Pesquisas está localizado na Fazenda Cinco Cruzes, em uma área com cerca de 2,8 mil hectares, onde estão situados os diferentes laboratórios de pesquisa e os campos experimentais. Entre outras áreas, a Embrapa Pecuária Sul desenvolve pesquisas em Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Ciência da Carne, Desenvolvimento Rural e Agroecologia, Forrageiras, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Melhoramento Animal, Modelagem e Simulação de Sistemas, Nutrição Animal, Ovinocultura, Reprodução Animal, Sanidade Animal e Socioeconomia.

A história do Centro de Pesquisa remonta a bem antes da criação de uma unidade das Embrapa, pois desde 1937, quando foi tomada pelo Banco do Brasil, a Fazenda Cinco Cruzes é um importante pólo de pesquisas na área de pecuária. Tanto com o Ministério da Agricultura como pela Secretaria Estadual de Agricultura, foram desenvolvidas importantes pesquisas que consolidaram a região como um dos principais produtores nacionais de gado de corte e de ovinos. Vale ressaltar o estabelecimento da raça I-Bagé, atualmente denominada Brangus, cujo desenvolvimento foi feito na Fazenda Cinco Cruzes, e que hoje é uma raça difundida em várias partes do país.

Nos últimos anos, a renovação e o aumento no quadro pessoal estão possibilitando a expansão das atividades da Embrapa Pecuária Sul. Atualmente importantes pesquisas estão em desenvolvimento, sempre com o objetivo de melhorar a atividade pecuária no Sul do Brasil, com consequente aumento de renda e qualidade de vida dos produtores. “Estamos procurando avançar na contribuição da Embrapa Pecuária Sul com uma maior inserção e transferência de nossas tecnologias, maior interação com as cadeias produtivas da carne e leite, contribuindo com as políticas públicas de interesse da pecuária, trabalhando para valorizar a diferenciação dos produtos bovino e ovino do Sul do Brasil, sem abrir mão de pesquisas científicas de ponta e na fronteira do conhecimento que possam garantir alternativas sustentáveis para a pecuária sulina diante dos novos cenários que se apresentam ao Brasil", ressaltou Alexandre Varella, Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro