Coasul – unidades de Dois Vizinhos e Renascença
Até sexta-feira, 11 de abril, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma das Unidades da Embrapa participantes da 13ª edição da exposição Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO). No estande, será feita a divulgação dos trabalhos de monitoramento integrado de pragas e doenças do abacaxizeiro e da bananeira, de duas variedades de bananeira tipo Maçã e do projeto “Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária”, que podem ser amplamente utilizadas na região Centro-Oeste do Brasil.
Confira as tecnologias expostas:
Bananeiras tipo Maçã – A bananicultura é uma das atividades agrícolas de maior expressão econômica e social no meio rural em todos os estados brasileiros, e há uma demanda nacional por frutos da cultivar Maçã, em escassez no mercado devido à suscetibilidade ao mal-do-Panamá, um dos principais problemas da cultura. A Embrapa disponibiliza ao produtor a ‘BRS Princesa’ e a ‘BRS Tropical’, duas variedades tolerantes ao mal-do-Panamá e resistentes à Sigatoka-amarela, que têm a maioria de suas características, tanto de desenvolvimento quanto de produtividade, semelhantes e/ou superiores à ‘Maçã’. Além de produzir frutos menores (preferência no mercado), as duas variedades são excelentes alternativas de renda para o bananicultor.
Monitoramento integrado de pragas na cultura da bananeira – O uso sistemático de produtos químicos, além de aumentar o custo de produção, constitui prática agressiva ao meio ambiente e ao ser humano, podendo ainda selecionar formas resistentes de pragas e patógenos. Os grandes problemas fitossanitários para a bananicultura nacional são as sigatokas negra e amarela, além do mal-do-Panamá que são doenças endêmicas, com picos de incidência e severidade durante o período chuvoso no Brasil. O manejo integrado baseia-se no uso de métodos biológicos, químicos e técnicos, considerando a sustentabilidade do agroecossistema, a rentabilidade e as demandas sociais.
Manejo integrado de pragas na cultura do abacaxizeiro – O manejo integrado de pragas na cultura do abacaxizeiro apresenta-se como alternativa mais viável. Inicialmente é obrigatório o monitoramento e registro da incidência de pragas e doenças para fins de controle. É também obrigatório proceder a manutenção periódica das máquinas e implementos, assim como registro de todas as operações realizadas para condução dos campos de produção.
Projeto Reniva – É uma estratégia para promover efetivo ganho de qualidade e produtividade no sistema de produção da mandioca, ao promover maior sustentabilidade e competitividade para esta cultura e disponibilizar manivas em quantidade suficiente e nos períodos de maiores demandas, em função das melhores épocas de plantio. A ideia nasceu a partir do trabalho da equipe de transferência de tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura em uma iniciativa que visa preencher a importante lacuna relacionada à falta de material propagativo de mandioca (manivas) para o sustento dessa atividade geradora de alimento e renda da agricultura familiar brasileira.
Mais informações sobre a Tecnoshow Comigo podem ser obtidas no endereço http://www.tecnoshowcomigo.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura