Embrapa discute projetos voltados para o fortalecimento da produção de morangos no Distrito Federal

Na ocasião, foram apresentadas as demandas da cadeia produtiva de morango na região, com destaque para a produção de mudas de alta qualidade e de novas cultivares desenvolvidas pela pesquisa

29.06.2022 | 14:18 (UTC -3)
Embrapa
Na ocasião, foram apresentadas as demandas da cadeia produtiva de morango na região, com destaque para a produção de mudas de alta qualidade e de novas cultivares desenvolvidas pela pesquisa. - Foto: Divulgação Embrapa
Na ocasião, foram apresentadas as demandas da cadeia produtiva de morango na região, com destaque para a produção de mudas de alta qualidade e de novas cultivares desenvolvidas pela pesquisa. - Foto: Divulgação Embrapa

O cultivo de morango no Distrito Federal foi o foco das discussões que reuniu na Embrapa Hortaliças, no dia 27 de junho, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) Cândido Teles e vários representantes de instituições responsáveis por políticas públicas ligadas à agricultura e de uma cooperativa de produtores. Na ocasião, foram apresentadas as demandas da cadeia produtiva de morango na região, com destaque para a produção de mudas de alta qualidade e de novas cultivares desenvolvidas pela pesquisa, além outras questões relacionadas à fertilidade dos solos, nutrição de plantas, manejo de irrigação e manejo fitossanitário.

O chefe-geral da Embrapa Hortaliças Warley Nascimento, além do chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Flávio Fernandes e vários pesquisadores da Unidade, que trabalham com a cultura do morango, participaram da reunião, que contou com a apresentação de diferentes pesquisas em curso e uma visita à área de experimentos em sistema de cultivo sem solo em ambiente protegido.

Preço alto e baixa qualidade das mudas foram os gargalos apontados por Luciano Mendes, secretário-executivo de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF). Segundo ele, como não há produção local de mudas, as que são utilizadas pelos produtores são produzidas em outras regiões do Brasil ou importadas do Chile e Argentina, principalmente, “só que cada vez custam mais e com menos qualidade”.

 “Um trabalho conjunto entre a Seagri-DF, Embrapa Hortaliças e Emater-DF, em parceria com os produtores, teria como objetivo encontrar soluções para que possamos superar esse grande desafio”, assinala o secretário, ao lembrar o que considera um avanço com relação a essa problemática, a exemplo do acordo firmado entre a Embrapa Hortaliças com uma empresa privada para contemplar os produtores de morango.

O avanço apontado pelo secretário refere-se ao projeto associado ao uso e manejo de novas tecnologias e sua aplicação na produção de mudas de morangueiro, essência do Acordo de Cooperação Técnica celebrado em março último entre Embrapa Hortaliças e a empresa Vegetal Agronegócios Ltda, distribuidora de insumos agrícolas. O projeto envolve atividades conjuntas entre as partes, visando à obtenção de mudas – a partir do próximo ano -  de elevado desempenho agronômico, produzidas em sistema sem solo. 

De parte da Emater-DF, foi anunciada a disposição de instalar Unidades Demonstrativas (UDs), em parceria com a Embrapa Hortaliças e produtores de morango, para servirem como áreas de validação de materiais e de readequação de manejos, notadamente adubação, irrigação e controle de pragas, para que o produtor disponha desse conhecimento de forma integrada.

Cooperbraz

Na opinião de Manoel Machado Filho, gerente da Cooperativa de Produtores de Brazlândia (Cooperbraz), principal polo produtor de morango no Distrito Federal, “foi muito importante saber que a Embrapa Hortaliças está desenvolvendo projetos com potencial para atender as nossas demandas”.

De acordo com o gerente, esse olhar da instituição representa um reforço significativo para uma atividade altamente geradora de mão de obra, o que representa mais empregos e melhoria das condições de vida das pessoas. “Um hectare plantado com morango emprega no mínimo quatro pessoas, isto é, é necessária a presença humana, ao contrário de culturas mecanizadas como soja, milho e até mandioca”, pontua Mendes, ao chamar a atenção para as demandas do setor.

“Precisamos de suprir as nossas carências por insumos mais baratos e por variedades de morango adaptadas às condições de nossa região e é um grande alento saber que essa instituição está investindo em questões tão relevantes para a nossa cooperativa de morangueiros”.

Projetos

Além da parceria com a empresa Vegetal para produção de mudas de morangueiro em sistemas sem solo, a Embrapa Hortaliças trabalha junto com Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) no desenvolvimento de cultivares de morango para as condições do DF. Também na agenda de trabalhos, outros projetos de pesquisa que visam subsidiar o melhor manejo da cultura do morango, a implantação de cultivos hidropônicos e um melhor manejo pós-colheita dos frutos. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024