Solinftec participa do World Agri-Tech South America Summit

"Head" de desenvolvimento de negócios da companhia, Rodrigo Cunha, será um dos palestrantes do painel que terá como tema a construção de um próspero ecossistema de inovação agroalimentar na América do Sul, no dia 29 de junho

28.06.2022 | 16:11 (UTC -3)
Carla Guimarães
Rodrigo Cunha, Head de Desenvolvimento de Negócios da Solinftec
Rodrigo Cunha, Head de Desenvolvimento de Negócios da Solinftec

A Solinftec, agtech global fundada em 2007 por engenheiros cubanos na cidade de Araçatuba (SP), participará da terceira edição da World Agri-Tech South America Summit. O evento, que será realizado de forma híbrida nos dias 28 e 29 de junho, prevê reunir mais de 400 líderes globais ligados à indústria agroalimentar. Na ocasião, o representante da Solinftec colocará em evidência a robótica e a inteligência artificial dentro do ecossistema de inovação do setor promovendo uma produção de alimentos sustentável. 

Entre os principais temas que serão abordados na conferência estão sequestro de carbono, investimento de impacto, transformação digital, conectividade rural, agricultura sustentável e rastreabilidade de cadeia de fornecimento. A Solinftec estará presente no painel Construindo um próspero ecossistema de inovação agroalimentar na América do Sul, no segundo dia do evento, às 9h15, com o head de Desenvolvimento de Negócios, Rodrigo Cunha, entre os palestrantes. “Será uma oportunidade para destacar a inovação atrelada à sustentabilidade na produção agrícola, com ênfase na descarbonização, robótica, adoção de tecnologia e acesso a dados que possam unir a necessidade do produtor à necessidade do planeta”, afirmou Rodrigo. “Falaremos ainda no evento sobre o projeto Pegada ALICE, uma iniciativa da Solinftec que tem como objetivo viabilizar, de forma prática, a cultura de baixo carbono no Brasil por meio da integração da ALICE com o Solix Ag Robotics e outras soluções da Solinftec”, complementou Rodrigo. 

A Solinftec lançou comercialmente no fim de abril deste ano o primeiro robô voltado para produção de alimentos em larga escala no agronegócio, o Solix Ag Robotics. A novidade promove, por meio da análise de dados realizada pela inteligência artificial da agtech ALICE AI, estratégias individualizadas planta a planta para o uso racional de agroquímicos, assegurando a saúde do solo e viabilizando uma agricultura de baixo carbono. Esta e outras soluções que se enquadram no tema do painel serão debatidas no World Agri-Tech South America Summit com a participação de Cunha. 

O painel será presidido pelo diretor administrativo da The Yield Lab Latam, Tomás Peña, da Argentina, e pretende abordar meios de promover parcerias estratégicas entre produtores, investidores, startups, corporações, formuladores de políticas e academia para melhorar a colaboração, educação e integração do setor e expandir o ecossistema de inovação em toda a região. Entre outras questões que os painelistas deverão abordar está a possibilidade de se criar uma cultura segura e aberta para a troca de conhecimento que derrube as barreiras competitivas, promova o crescimento mútuo e incentive práticas sustentáveis.

A responsabilidade de impulsionar parcerias e os novos modelos de negócios mais adequados para apoiar a expansão da inovação também estará em pauta. Além de Rodrigo Cunha, da Solinftec, participarão como palestrantes do painel: Carlos Goulart, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Frederico Logemann, head de Inovação e Estratégia da SLC Agrícola; José Massad, diretor de TI & Digital da Raízen e Ana Laura Fernández, diretora de Investimentos de Impacto da Fondo de Fondos, do México. 

Conferência

A World Agri-Tech South America Summit combinará um evento físico no Renaissance Hotel, em São Paulo, com uma plataforma virtual inteligente, que conectará os participantes presenciais com os internacionais on-line. Para os dois dias da conferência estão previstos painéis interativos, mesas redondas, reuniões, diálogos e fechamento de negócios.

Com a presença esperada de agricultores, representantes de empresas de alimentos, agronegócio, startups, investidores e agências do governo, a conferência também será uma oportunidade para destacar as parcerias necessárias para acelerar soluções para o campo e escalar a produção sustentável de alimentos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024