Agro Santa Bárbara obtém faturamento de R$ 1,027 milhão no 2º Leilão de Touros Nelore PO, em Xinguara/PA
A Embrapa Agroindústria Tropical tem apoiado a inovação tecnológica no agronegócio por meio das suas várias frentes de atuação. Algumas dessas ações serão apresentadas por Genésio Vasconcelos, supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT) da Embrapa Agroindústria Tropical, durante a palestra "Inovação no Agronegócio a partir de Iniciativas Empresarias, de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) ou estímulos de Governos", a ser realizada nesta terça-feira, dia 27, às 7h30, na reunião do Agropacto.
Segundo Genésio Vasconcelos, o foco da palestra é mostrar como a interação entre instituições de CT, governo e setor privado tem trazido resultados para o surgimento de novas empresas de base tecnológica agropecuária. Também será ressaltado o modo como a Embrapa tem atuado nessa articulação. "A Embrapa atua por meio de suas diversas modalidades de transferência de tecnologia, como cursos, consultorias e formação de multiplicadores. No entanto, uma merece destaque: o nosso programa de incubação de empresas de base tecnológica, o Proeta. Esse programa tem se mostrado como uma ferramenta eficaz tanto na transferência de tecnologia quanto na geração de novos empreendimentos, além de contribuir para o desenvolvimento dessa cultura de empreendedorismo e inovação, geração de emprego e renda".
Em mais uma das ações do Proeta, a Embrapa está promovendo o evento "Vamos Empreender no Agronegócio?", cujo lançamento ocorreu na semana passada, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em Campina Grande-PB.
O "Vamos Empreender" funciona como uma porta de entrada para que a sociedade conheça a agenda de ações do Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa (Proeta), criado pela Embrapa, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN), como forma de diminuir o lapso temporal da geração e a adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem as cadeias produtivas agropecuárias. A programação constou da apresentação das tecnologias da Embrapa, Emepa, IFPB e Universidades, seguida da divulgação dos órgãos de fomento (BNB, BB, INSA, SEBRAE, FAPESQPB e Empreender Paraíba).
Além de Campina Grande, o evento será realizado em outras nove cidades paraibanas: 29/09 (Patos - Campus da UFCG), 06/10 (Sumé - Campus da UFCG), 13/10 (Pombal - Campus da UFCG), 20/10 (Catolé do Rocha - Campus da UEPB), 27/10 (Cuité - Campus da UFCG), 10/11 (Areia - Campus da UFPB), 17/11 (Bananeiras - Campus da UFPB), 24/11 (Sousa - Campus do IFPB) e 01/12 (Picuí - Campus do IFPB).
Os principais objetivos do Proeta são: transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa para a iniciativa privada; contribuir para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária; contribuir para a geração de emprego e renda; apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo; contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio; e contribuir para o desenvolvimento regional.
A reunião do Agropacto ocorre no auditório do Sebrae, na avenida Monsenhor Tabosa, 777, em Fortaleza (CE).
Para saber mais sobre o "Vamos Empreender no Agronegócio?", acesse o site
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura