Embrapa conecta agtechs a ecossistemas estrangeiros de inovação

As startups participam de missão de internacionalização para empresas de base tecnológica na Suécia, Holanda, Inglaterra e Alemanha

18.05.2022 | 13:56 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa selecionou cinco das seis agtechs que vão representar o Brasil na conferência Investors Meet Food and Agri Startups 2022 (F&A Next), que ocorre dias 18 e 19 de maio em Wageningen, na Holanda, a convite da Embaixada do Brasil em Haia e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Essas startups - Agrobee, Amazonika Mundi, Bird View, Shimejito e Farmly – são parceiras da Empresa no desenvolvimento de soluções digitais inovadoras para o agronegócio. 

A conferência F&A Next tem como objetivo conectar empresas inovadoras na área agrícola e de produção de alimentos a grandes investidores desses setores na América do Norte e Europa. Para essa missão de internacionalização, que faz parte do Programa de Diplomacia da Inovação (PDI), o MRE também convidou a startup brasileira Netword Agro, por ter forte vínculo com o ecossistema de inovação dos Países Baixos. 

Critérios de seleção

Para a escolha das startups foram considerados aspectos como o perfil mais adequado aos temas da missão, o nível de maturidade do empreendimento e as condições dessas empresas para ingressar no mercado europeu. A Embrapa avaliou também outros aspectos, como explica Shalon Silva Figueiredo, supervisora de Ambientes, Redes e Iniciativas da Secretaria de Inovação de Negócios da Embrapa.

“O primeiro critério foi ser finalista em iniciativas de inovação promovidas pela Embrapa. Também avaliamos se o empreendimento já participou de, pelo menos, uma rodada “série A” de financiamento, ou seja, já possui um modelo de negócio bem constituído e se encontra em busca de investidores em “série B ou C” no exterior” que o auxiliem a expandir o negócio e lançá-lo no mercado internacional”. detalha Shalon.

Todas as startups selecionadas pela Embrapa foram vencedoras em eventos de inovação aberta promovidos pela Embrapa nos últimos quatro anos e também finalistas em edições do Pontes para Inovação - uma iniciativa da Empresa que tem como objetivo conectar as agtechs com investidores, visando permitir que estas possam ter acesso a recursos para acelerar seus negócios. A Farmly foi vencedora do desafio Avança Café em 2019; a Agrobee e a Bird View foram finalistas do Pontes para Inovação em 2020 e a Shimejito na edição 2019. A Amazonika Mundi foi selecionada por ser parceira da Embrapa e atuar no segmento de foodtechs nacionais.  

Adriana Regina Martin, diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, destaca a relevância da iniciativa da Empresa: “A indicação de agtechs brasileiras parceiras da Embrapa contribui para a internacionalização desses empreendimentos brasileiros, bem como de tecnologias Embrapa, e fortalece a apresentação do nosso setor agropecuário no exterior”, reforça Adriana.

José Carlos Silvestre Fernandes, chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação e Setor do Agronegócio da Embaixada do Brasil em Haia, revela que a expectativa com essa missão é que as startups identifiquem parcerias importantes e tenham resultados palpáveis a curto prazo como a atração de investimentos. “Todas as startups selecionadas se dedicam aos três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social e, portanto, mostram que o Brasil é capaz de desenvolver tecnologia de ponta em frentes diversas, no nível de suas contrapartes europeias ou mesmo à frente delas”, aposta Fernandes.  

A missão teve início no dia 13 de maio, durante a Semana de Inovação Brasil-Suécia em Estocolmo, quando as startups participaram de sessões de matchmaking com investidores e potenciais parceiros. Depois da conferência Investors Meet Food and Agri Startups, na Holanda, participam de outro matchmaking com investidores e parceiros no Reino Unido. 

A Amazonika Mundi, uma das startups selecionadas e parceira da Embrapa, vai integrar tambéma delegação brasileira no Global Food Summit, que acontecerá no mês de junho, em Munique, na Alemanha. 

Capacitação para a internacionalização

Para participar dos eventos internacionais as startups passaram por capacitação promovida pelo ministério. Na primeira etapa, virtual, foram colocadas em contato com executivos em multinacionais do setor agrícola e de alimentos e consultores especializados na internacionalização de startups, que atuam no ecossistema dos Países Baixos, para receber orientação individualizada. 

A segunda etapa, presencial, acontecerá na Holanda, quando as startups participarão de workshop com orientação individualizada e feita por incubadora e aceleradora dedicada exclusivamente a agtechs e foodtechs e family office, fundo que investe em fundos de capital de risco (VC) e diretamente em empresas; com CEO de fundo de capital de risco; além de conhecer startups brasileiras que tiveram êxito na internacionalização para os Países Baixos (Neogrid) e conversar com executivo com trânsito e experiência nas multinacionais do setor. 

Lançamento do Radar Agtech Brasil em inglês 

Durante a conferência F&A Next, em Wageningen, na Holanda, será lançada a versão em inglês do Radar Agtech Brasil 2021, estudo realizado em parceria da Embrapa com a Homo Ludens Research& Consulting e a SP Ventures – cujo sócio fundador, Francisco Jardim, é um dos painelistas da conferência. 

O Radar Agtech Brasil é um estudo que disponibiliza amplo mapeamento das startups que operam no agronegócio em segmentos antes, durante e depois da fazenda, e nas mais diversas cadeias produtivas e seus elos, servindo como fonte para pesquisas e criação de políticas públicas, para apoio na tomada de decisões em diversas esferas do ecossistema, além de buscar novos investidores e parcerias entre os empreendedores e a adoção de soluções tecnológicas.

Inscrições para o Radar Agtech 2022 

A edição 2022 do Radar Agtech Brasil será lançada em outubro próximo e as startups do setor agropecuário de todo o Brasil têm até 31 de maio para se cadastrarem. A participação no Radar confere maior visibilidade às agtechs, junto a empreendedores de ecossistemas local e internacional.

Para o cadastramento são solicitadas informações sobre localização da empresa, site, data de fundação e contato, bem como dados que categorizam a agtech no processo de produção, sendo oferecidas alternativas para as etapas antes, dentro e depois da fazenda e a área de atuação da startup (pecuária, aquicultura, suinocultura, avicultura, grãos, horticultura, frutas entre outros). 

Para se inscrever gratuitamente no Radar clique aqui .

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024