Tecnologia Inox será apresentada no TecnoCampo 2009
Três novas cultivares de soja foram apresentadas pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) no 11º Encontro Tecnológico Semen Barra, nas Sementes Barreirão, sexta-feira (23/01), em Dourados. As novidades mostradas pelo pesquisador Carlos Lasaro aos visitantes do dia de campo são a BRS 285 (convencional), e as transgênicas BRS 291 RR e BRS 292 RR.
“Está é uma apresentação das cultivares que serão lançadas oficialmente durante o Showtec 2009, entre 2 e 4 de fevereiro em Maracaju”, destacou Lasaro. As novidades – possivelmente disponíveis no mercado a partir da próxima safra - são resultantes do Programa de Melhoramento da Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a Embrapa Soja e Fundação Vegetal.
Ele explicou que a BRS 291 RR é um dos materiais mais precoces transgênicos recomendados atualmente pela Embrapa, com ciclo próximo de 115 dias, dependendo da altitude e época de semeadura. “Esta semeadura deve ser feita, preferencialmente, entre 20 de outubro e 5 de dezembro”, disse Lasaro.
A BRS 292 RR, que apresenta ciclo médio de 125 dias tem época de semeadura ideal entre 20 de outubro e 5 de dezembro, e permite semeadura antecipada a partir de 15 de outubro. “Tanto a BRS 291 RR quanto a BRS 292 RR, são resistentes à podridão radicular de fitóftora”, enfatizou o pesquisador.
A outra novidade, a convencional BRS 285, tem como diferencial a tolerância ao nematóide de galhas. O período indicado para semeadura é de 20 de outubro a 10 de dezembro. “A cultivar permite sucessão com milho safrinha nas regiões norte e nordeste de MS, além de possuir alto potencial produtivo nas principais regiões produtoras do Estado”, destacou Lasaro.
No dia de campo, também foram mostradas as convencionais BRS 239 e Embrapa 48, e outras quatro cultivares transgênicas (BRS 255 RR, BRS 246 RR, BRS 245 RR e BRS 243 RR). Todas as cultivares apresentadas - incluindo as BRS 291 RR, BRS 292 RR e BRS 285 - são indicadas para a região sul do Estado, sendo que a BRS 285 tem o diferencial de também ser recomendada para o centro-norte de Mato Grosso do Sul. Segundo o pesquisador, todas as cultivares têm resistência às principais doenças que atacam a cultura da soja como cancro da haste, pústula bacteriana e mancha “olho-de-rã”.
Também participaram do evento, realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e Sementes Barreirão: Fundação Vegetal, Coodetec, Agroceres, Bayer CropScience, Serrana Fertilizantes, Agromen, Stoller e Monsanto. Antes de irem ao campo, conhecer as tecnologias, os participantes assistiram palestras com os engenheiros agrônomos Silvano de Souza, Siegfrid Balmann Filho e Massimiliano César Barros.
Kadijah Suleiman,
Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)
(67) 3416-9742 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura