Tecnologia Inox será apresentada no TecnoCampo 2009

22.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

Os benefícios das cultivares de soja resistentes ao fungo causador da ferrugem asiática, soja Inox, serão mostrados no TecnoCampo 2009, que começa no próximo dia 30 de janeiro em Sorriso, região norte de Mato Grosso. Participantes do evento receberão informações de como obter o melhor rendimento com o uso da tecnologia Inox, material inédito no mundo.

De acordo com Sérgio Suzuki, pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, a soja Inox por dar maior segurança e tranqüilidade no controle da ferrugem, garante vantagens ao produtor rural.

“Sendo a ferrugem da soja um dos principais problemas da sojicultura brasileira, as variedades que possuem resistência genética darão um diferencial competitivo aos produtores que a utilizarem. Isso pode significar a sobrevivência ou não do produtor neste atual cenário econômico”, revela Suzuki.

Janela de aplicação maior, longevidade do controle químico e genético, menor custo fixo e variável são, segundo o pesquisador, alguns dos principais benefícios do uso correta da tecnologia Inox.

As cultivares de soja Inox, TMG 801 e TMG 803, são resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético de Soja da Fundação MT e da Tropical Melhoramento Genético (TMG). Conforme Suzuki, várias fontes de resistência genética ao fungo foram descobertas e estudadas, as quais após seleção foram incorporadas em material genético adaptado ao cerrado, passaram por novo ciclo de seleções e avaliações durante vários anos até chegar às cultivares que serão disponibilizadas na próxima safra ao produtor.

No TecnoCampo 2009 será apresentado também as recomendações de manejo da soja Inox, para que o produtor obtenha o melhor rendimento com o uso desta tecnologia. Participantes do evento poderão ver nas áreas demonstrativas da Fundação MT o desempenho destas variedades.

“A tecnologia Inox é avanço tecnológico e também economia para o produtor. Usada adequadamente colabora na redução do custo de produção”, destaca Suzuki.

Evento – O TecnoCampo é uma realização da Fundação MT e acontecerá em cinco municípios de Mato Grosso. Palestras, debates, visitas à campo, conversas, exposição de agroquímicos, máquinas e cultivares acontecem no evento que tem o objetivo de mostrar a classe produtora caminhos ao alcance da máxima produtividade.

A inscrição para participar do TecnoCampo 2009 é gratuita e pode ser feita no local do evento. A programação começa às 07h00 e vai até às 17h00, com restaurante no local. Mais informações no

Roteiro do TecnoCampo 2009:

Região - Cidade - Data/Horário - Local

Médio Norte - Sorriso - 30/31/JAN, 7h às 17h - Centro de Pesquisa e Treinamento Dr. Romeu A. S. Kiihl (Fundação MT)

Parecis - Campo Novo do Parecis - 7/FEV, 07h às 17h - Fazenda Porta do Céu

Sudeste - Primavera do Leste - 14/FEV, 7h às 17h - Fazenda São Roque

Araguaia - Canarana - 28/FEV, 7h às 17h - Fazenda Volta Grande

Sul - Rondonópolis - 06/07/MAR, 7h às 17h - Fazenda Experimental - SM II

Julianne Caju

Fundação MT

/ (66) 3439-4100

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025