SBF prepara XLII Congresso de Fitopatologia
Ficou acertado entre os parceiros do Projeto Sinergia, que estiveram reunidos quarta-feira (21/01), na Secretaria de Educação, em Goiás, uma visita ao programa no município de Quirinópolis, dia 30 deste mês. A Secretária de Milca Severino, Agricultura, Paulo Martins e os representantes dos parceiros como a (Embrapa, Agrovale, Faeg, Fetaeg, Sebrae, Sescoop, UFG, Senar-GO, Cefet) já confirmar a participação. A Secretaria da Educação colocou a disposição de apoiar na integralidade o projeto da Sinergia.
Sinergia - O projeto Sinergia - Sistema Nacional de Educação em Rede de Gestão Integrada do Agronegócio - tem como principais objetivos sistematizar e consolidar um modelo de intervenção no meio rural com conteúdo e metodologias definidas, fundamentando uma rede de gestão integrada de conhecimento. É uma rede de pessoas e instituições para apoiar as iniciativas de assessoramento técnico de geração de conhecimento, socialização e transferência de tecnologia aos produtores. Atualmente, segundo dados da OCB, 130 produtores participam do projeto, distribuídos em 10 grupos assistidos por 12 técnicos.
Com ampliação do Sinergia, a proposta é que cerca de 450 produtores sejam atendidos por 30 técnicos. O prazo previsto para a consolidação do Sinergia é de até 48 meses contados a partir de sua efetiva contratação. A proposta visa consolidar o conceito de "unidade" entre as instituições parceiras, nas esferas nacional, estadual, regional e local, otimizando recursos humanos materiais e financeiros e integrando ferramentas e metodologias contidas em suas ações, programas e projetos.
Na prática, o projeto consiste na elaboração de um modelo de diagnóstico para caracterização técnica e sócio-econômica da família e da propriedade rural como instrumento de avaliação, estimular e fortalecer a organização dos produtores rurais nas comunidades, visando o melhor entendimento da prática da cooperação e do cooperativismo.
Fonte: Seagro - (62) 3201 8905 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura