SBF prepara XLII Congresso de Fitopatologia
A direção da Cotrijal reuniu-se com os líderes dos 49 núcleos terça-feira (20/01), para definir o calendário das reuniões de núcleo 2009. Consideradas um dos principais canais de comunicação entre o associado e a cooperativa, as reuniões são realizadas no início do ano para discutir os assuntos que serão levados à Assembléia Geral Ordinária.
Entre os temas estão: destinação das sobras de balanço, avaliação do ano que passou e projeção das ações e investimentos para o próximo exercício.
Pelo calendário aprovado, em 2009 as reuniões iniciam no dia 26 de janeiro e se estendem até 10 de fevereiro. A primeira comunidade a ser visitada pela direção da cooperativa, dia 26, é Santo Antônio do Planalto. O encontro, durante a tarde, vai envolver também os núcleos de São José da Glória e Faxinal/Barro Preto. À noite, a direção reúne-se com os núcleos de Saldanha Marinho e Pinheiro Marcado, em Saldanha Marinho.
Além da discussão dos assuntos relacionados à assembléia, durante as reuniões são eleitos novos líderes para os cargos que estão vencendo. A liderança é composta por 147 líderes, três por núcleo, escolhidos durante a rodada anual de reuniões de núcleo, para representar os associados perante a cooperativa. A cada ano vence o mandato de um líder por núcleo.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ressalta a importância da participação do associado nas reuniões lembrando que é o momento em que ele pode se inteirar sobre os projetos desenvolvidos pela cooperativa no ano que passou e sugerir melhorias e investimentos para o próximo exercício. "É a oportunidade para debatermos perspectivas e ouvirmos do associado suas preocupações, propostas e sugestões", destaca o presidente, fazendo um apelo para que associados e seus familiares participem das reuniões, inclusive crianças e adolescentes, que vão desenvolver, sob a coordenação de duas profissionais da área de educação, atividades lúdicas e recreativas de estímulo à cooperação, além de ter a chance de concorrer ao cargo de líder mirim no seu núcleo.
Ao fazer uma avaliação de 2008 para a liderança, Nei César Mânica comentou que apesar da crise que abalou diversos setores da economia mundial, o ano foi positivo para a Cotrijal. Já 2009, segundo ele, vai ser um ano de grandes desafios. "Trabalhar de forma profissional deve ser a meta de todos nós para que possamos superar os desafios que se apresentam, mas tenho certeza de que se permanecermos unidos, Cotrijal e produtor, vamos superá-los e nos fortalecer cada vez mais", afirmou.
DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS DAS REUNIÕES
O calendário da rodada 2009 das reuniões de núcleo da Cotrijal ficou assim definido:
26/1 - 14 horas - Santo Antônio do Planalto, envolvendo também São José da Glória e Faxinal/Barro Preto
26/1 - 20h30 - Saldanha Marinho, envolvendo também Pinheiro Marcado
27/1 - 14 horas - Igrejinha
27/1 - 20h30 - Almirante Tamandaré do Sul
29/1 - 14 horas - Victor Graeff, envolvendo também Linha Glória, Posse Serrito, São Pedro do Serrito, Linha Jacuí e São José do Umbú
2/2 - 20h30 - Colorado, envolvendo também Arroio das Pacas, Paquinhas, Nova Trípoli, Posse do Barreiro, Córrego Branco, Linha Coati/Passo do Padre e Linha Garibaldi
5/2 - 14 horas - Não-Me-Toque, envolvendo também Arroio Bonito, Mantiqueira, Linha São Paulo, Posse São Miguel, Bom Sucesso, Costa do Colorado, São Roque/Flamengo, São João do Gramado, Linha Gramado, Colônia Saudades, Colônia Vargas, São José do Centro, Rincão Doce, Invernadinha e Vila Conceição
5/2 - 20h30 - Vista Alegre, envolvendo também Arroio das Almas, Linha Carolina, Santa Rita e Cachoeirinha
6/2 - 21 horas - Carazinho
9/2 - 20h30 - Linha Ogeriza, envolvendo também Lagoa dos Três Cantos
10/2 - 14 horas - Tio Hugo, envolvendo também Polígono do Erval e Posse Müller
10/2 - 19h30 - Nicolau Vergueiro, com inauguração das melhorias da unidade
Mariliane Cassel
Cotrijal
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura