Congresso Andav 2025 destaca impacto da distribuição no agro
Com 250 marcas expositoras, evento discute transição energética e COP30 no Brasil
O mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários é fundamental para o desenvolvimento sustentável do agro brasileiro. Com abrangência nacional, os associados da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) registraram um faturamento de R$ 167 bilhões em 2024. Essa informação, apresentada no Congresso Andav 2025, uma realização da Andav e organizado pela Zest Eventos, faz parte da Pesquisa Nacional da Distribuição, que será divulgada nesta quinta-feira (7/8).
Outro dado da pesquisa da Andav aponta que em torno de 50% do total de insumos chega as propriedades rurais através do distribuidor. “As políticas comerciais precisam ser bem definidas com estratégia para gerar valor. A relação com seu cliente precisa ser de confiança baseada em uma política comercial direta, objetiva e transparente que a longo prazo é benéfico para a viabilidade do negócio", contou Benhur Vione, diretor de Insumos da 3Tentos, no Painel do Distribuidor “Acesso ao Mercado”.
Ângelo Siqueira, diretor geral da Crop Agrícola, acrescentou que a disciplina comercial está atrelada à valorização das pessoas investindo em treinamentos para uma consultoria de excelência. “No Nordeste, onde atuamos, o produtor espera que nossa distribuição auxilie o seu dia a dia de forma eficiente”, disse.
A Agroshop, que atua em Minas Gerais, busca profissionais qualificados no mercado para trabalhar em áreas de pessoas e logística. “Definimos processos internos, planos de sucessão e isso ajudou muito a relação com o fornecedor e acesso ao crédito", afirmou Mário Augusto, CEO da Agroshop.
O moderador Alberto Yoshida, gerente de Relações Institucionais e Novos Negócios da Adubos Real, trouxe um dado que 77% das empresas associadas à Andav possuem mais de 11 anos de atuação no mercado com uma relação de confiança e escuta ativa.
Nesse sentido, Ricardo Bonacin, CEO da Núcleo Agrícola, disse que utiliza ferramentas para ajudar nas avaliações e nas respostas dos seus clientes, contribuindo para aprimorar o plano de Governança e entender o que pensa o produtor e o futuro da empresa. “Uma governança bem alinhada institucionalmente abre portas, auxiliando fornecedores, envolvendo a comunidade local e, por fim, gerando valor para o produtor rural”, complementou.
Yoshida trouxe também um dado recente da Andav, que mostra que 32% dos distribuidores têm como objetivo a expansão e a diversificação do portfólio de produtos e serviços.
A produção de soja no Brasil segue em expansão, mesmo em ritmo mais moderado, enquanto Estados Unidos e Argentina não tem avançado na produção. “Como planta soja no verão e milho na segunda safra, a escala é cada vez maior e o País pode se dar ao luxo de avançar na soja e avançar no milho simultaneamente. Há ainda uma oportunidade no mercado futuro, em que pese o lucro líquido da soja estar baixo, na casa de 1,3% este ano e de 2,4% na safra 2025/2026”, constatou Carlos Cogo, sócio-diretor da Cogo Inteligência em Agronegócio, durante o Congresso Andav 2025.
O milho também apresenta perspectivas positivas, com expansão da produção e do mercado para etanol. A oferta para 2025 é de 135,1 milhões de toneladas, há 47 usinas em atividade e em produção, com 8,2 bilhões de litros e 7,3 milhões de toneladas de DDGS (Dry Distillers Grains with Solubles).
Em sua apresentação, Cogo afirmou que o Brasil precisa retomar o pragmatismo diplomático da negociação. “Hoje, no mundo, temos 33 guerras e mais uma guerra comercial tarifária com escala global. O Brasil tem de buscar negociar sem se envolver na guerra”, afirmou.
Ele encerrou sua abordagem listando os cinco macrodesafios para o Brasil até 2035: evolução da área irrigada, crescimento da capacidade de armazenagem, melhoramento na logística, formação, captação e retenção de mão de obra e crédito.
“Sorria pra a vida” foi o tema da palestra motivacional de Daniel Dias, marcando o encerramento do primeiro dia do Congresso Andav 2025. Para ele, desafios fazem parte do cotidiano, e precisam ser superados na busca pela medalha de ouro, com planejamento, processo, foco e determinação, inclusive porque nem todos os dias é possível acordar motivado para conquistar algo.
A receita de Dias para se posicionar acima da média também envolve saber onde quer chegar, aprender a agradecer, trabalhar em equipe, porque o mesmo propósito traz unidade, e sorrir, pois “o sorriso faz você aproveitar o momento presente, gera endorfina e dá bem-estar, aproxima, apaixona, traz alegria e felicidade. O sorriso deixa o processo mais leve.”
O Congresso Andav 2025 acontece até o dia 7 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo e está reunindo 250 marcas nacionais e internacionais e 15 mil profissionais, um público altamente qualificado, formado por distribuidores, agrônomos, consultores, representantes técnicos de vendas, pesquisadores e especialistas das áreas relacionadas. O principal ponto de encontro para networking e atualização de conhecimento do setor de Distribuição de Insumos Agropecuários no país conta com o patrocínio da Basf, Bayer, GiroAgro, Ourofino, Syngenta, Ceres Agrobank, Ecoagro e Aliare.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura