Cultivo estratégico de brócolis reduz perdas no campo
Cultivo estratégico de brócolis reduz perdas no campo
A colheita do milho segunda safra tem avançado rapidamente no Paraná, e já está praticamente concluída em parte do Estado. As chuvas e ventos do final de julho causaram acamamento em algumas lavouras, já fragilizadas pelos efeitos de geadas anteriores. Ainda assim, a produtividade média deve superar 6.000 kg/ha em algumas regiões. É o que indica o Boletim de Condições de Tempo e Cultivo referente a semana de 29 de julho a 4 de agosto, divulgado hoje (5/8), pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).
As culturas de inverno foram beneficiadas pelas chuvas mais recentes, após enfrentarem estresse hídrico ao longo de julho. O trigo, que se encontra majoritariamente nas fases de floração e frutificação, apresenta bom desenvolvimento na maioria das regiões. A cevada segue em condições semelhantes, com lavouras em estágios que variam entre o alongamento do colmo e a frutificação. Já na aveia, as geadas de média intensidade atingiram áreas em fase reprodutiva e devem resultar em perdas de produtividade.
A colheita do café também está próxima da conclusão. Em diversas regiões do Estado, mais de 90% da área plantada já foi colhida. O tempo seco favoreceu o ritmo dos trabalhos, e, mesmo com perdas localizadas em áreas colhidas tardiamente, a qualidade geral do produto segue satisfatória, com rendimentos dentro do esperado.
No caso da cana-de-açúcar, a colheita tem avançado com apoio das condições climáticas estáveis, e a produtividade permanece dentro das expectativas.
Produtores de batata já iniciaram o preparo do solo para a próxima safra. Em algumas áreas, inclusive fora do zoneamento agrícola, o plantio já começou. A movimentação também é observada entre os produtores de feijão, que iniciam o preparo visando um plantio antecipado.
Os trabalhos com mandioca seguem em duas frentes: plantio em expansão e colheita nas áreas já estabelecidas. Apesar da queda nos preços, o Deral aponta tendência de aumento na área cultivada para a safra 2025/26.
No cultivo de tabaco, os produtores seguem com tratos culturais, preparo de mudas, cobertura e dessecação das áreas destinadas ao plantio.
A colheita do morango continua intensa, especialmente nas regiões Norte e Noroeste. No entanto, as geadas recentes afetaram a florada e causaram perdas momentâneas na produção de algumas lavouras.
As pastagens também foram impactadas pelas geadas e pelas baixas temperaturas, reduzindo a oferta de biomassa. Com isso, muitos pecuaristas anteciparam a venda do gado para evitar perdas nutricionais. Apesar disso, o boletim aponta os primeiros sinais de rebrota em algumas áreas, o que pode contribuir para a retomada da alimentação dos rebanhos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura