Arvus integra computador de bordo e piloto automático com foco no setor sucroenergético
As tendências de mercado para cultivares de soja foram apresentadas por Romeu Kiihl, Diretor Científico e Melhorista de Germoplasma da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) na XXXIX Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul que acontece desde terça-feira (24) em Passo Fundo/RS.
Ele mostrou para o público formado por instituições de pesquisa agronômica, de assistência técnica, de extensão rural e de economia da produção dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a gênese da pesquisa em melhoramento de soja desde as primeiras cultivares desenvolvidas nos Estados Unidos e que derivaram para o Brasil até os dias de hoje, bem como, as tendências do mercado de cultivares e do melhoramento genético para o futuro.
“O foco do nosso trabalho assim como de qualquer empresa de melhoramento genético é suprir a necessidade da classe produtora que prima por cultivar produtiva, resistente às principais doenças e pragas. Unimos os benefícios do melhoramento genético e a biotecnologia para oferecer ao produtor solução tecnológica para que eles possam plantar e colher bem, conseguindo desta forma atender a demanda por alimento no mundo”, disse o pesquisador durante a apresentação.
Romeu destacou ainda, a capacidade que as empresas de melhoramento deverão ter para suportar a grande quantidade e diversidade de eventos biotecnológicos que serão disponibilizados nas novas cultivares de soja para o mercado.
Dentre as novidades do portfólio da TMG estão os lançamentos futuros de novas gerações da soja Inox (resistente à ferrugem asiática) com resistência aos nematoides de cisto, cultivares Inox com resistência às lagartas e ao glifosato, e também cultivares de ciclos mais curtos.
Romeu Kiihl trabalha na TMG desde 2005. Ele começou suas pesquisas nos anos 60 no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), logo após a conclusão do curso de Agronomia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/Usp). O mestrado e o doutorado ele fez na Mississipi State University. Drº Romeu Kiihl atuou também no Instituto Agronômico do Estado do Paraná (Iapar) e na Embrapa Soja.
A Reunião Sul Brasileira de Pesquisa de Soja encerra nesta quinta-feira (26), é realizada pela Embrapa Trigo e Apassul. Os objetivos da Reunião são a avaliação de resultados, a elaboração de indicações técnicas e o planejamento de ações de pesquisa com soja para a região, integrando os programas de instituições/ entidades de pesquisa, considerando as peculiaridades das diferentes áreas de cada estado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura