Seagro discute proposta de criação de Fundação de Pesquisa com empresários
Desde quinta-feira, o município de Restinga Sêca é palco da 22ª Abertura da Colheita do Arroz, que encerra no sábado. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participará da programação que acontece no Centro de Eventos do município. A organização está a cargo da Federação das Associações dos Arrozeiros (Federarroz) e Associação dos Arrozeiros de Restinga Seca.
Hamm destaca o potencial do setor orizícola, que neste ano, conforme previsões do Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA) a safra deverá alcançar de 7,6 milhões a 7,8 milhões de toneladas de arroz em casca, a partir de uma área semeada de 1,05 milhão de hectare e com a produtividade média projetada entre 7.300 e 7.500 quilos por hectare. O parlamentar aponta a necessidade do estabelecimento de políticas efetivas para a cadeia produtiva do arroz por se tratar de produto básico na alimentação.
O deputado argumenta que o RS e SC são responsáveis por mais de 70% da produção nacional do cereal, sendo que 61% são produzidos no Rio Grande do Sul.
De acordo com o parlamentar, a abertura da colheita do arroz se traduz em importante oportunidade de integração com os arrozeiros e apresentação das novas tecnologias.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura