Clima e exportações afetam expectativas para a safra de soja e milho no Brasil
Cenário climático e demanda chinesa influenciam comportamento do mercado para a safra 2024/2025
Nesta semana, a Copercampos deu início à terraplanagem para a construção da primeira Indústria de Etanol do estado de Santa Catarina. Localizada na comunidade de Encruzilhada, em Campos Novos (SC), a planta será pioneira no Brasil ao adotar o modelo "flex", com capacidade de transformar tanto milho quanto trigo em etanol. Além disso, a indústria produzirá DDGs (grãos secos de destilaria com solúveis), subproduto destinado à fabricação de rações, e será responsável pela geração de 15.000 MWh de energia por ano.
A previsão é que a usina entre em operação até o final de 2026, com uma capacidade de produção de 3,7 milhões de litros de etanol hidratado e 32 milhões de litros de etanol anidro por ano. Este projeto trará inovação para o agronegócio local e fortalecerá a economia regional, com a geração de mais de 100 empregos diretos.
A nova planta industrial será integrada a uma unidade de armazenagem da cooperativa, garantindo eficiência logística no transporte da matéria-prima até o processo de industrialização. A Copercampos reafirma, assim, seu papel como referência em práticas agrícolas modernas e sustentáveis.
Segundo Nelson Cruz, Gerente Industrial da Copercampos, além do início da terraplanagem, alguns equipamentos já começaram a ser entregues pelas empresas contratadas. “Estamos dando início a este grande projeto da nossa Indústria de Etanol, pioneiro em nosso estado. Com a terraplanagem em andamento, aceleraremos o processo de construção para que até 2026 a planta esteja em plena produção de etanol e subprodutos. Tenho certeza de que este projeto será um sucesso, valorizando o milho e o trigo da nossa região. Assim que a terraplanagem for concluída, iniciaremos a construção civil”, destaca Cruz.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura