C.Vale amplia operações em Mato Grosso do Sul

Cooperativa passa a ter 17 unidades para recebimento de grãos em três novos municípios

23.09.2024 | 16:48 (UTC -3)
C.Vale
Unidade de Chapadão do Sul; foto: divulgação
Unidade de Chapadão do Sul; foto: divulgação

A C.Vale ampliou sua atuação em Mato Grosso do Sul. Ao todo, três novas unidades passam a atender produtores em Maracajú, Chapadão do Sul e Costa Rica em 2024. Com as três novas unidades, sobe para 17 o número de municípios com unidades de recebimento de grãos no estado em que a C.Vale começou a operar em 2001.

A estratégia de expandir a presença em Mato Grosso do Sul leva em conta a necessidade de abastecimento da esmagadora de soja da cooperativa que entrou em operação em junho no município de Palotina (PR). A indústria chegou ao final de julho processando 40 mil sacas do grão por dia.

As cidades que possuem unidades de recebimento de grãos da C.Vale em Mato Grosso do Sul (MS) são: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bandeirantes, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Fátima do Sul, Indápolis, Itaporã, Maracaju, Naviraí II, Rio Brilhante, Tacuru, Tacuru II, Vila Vargas e Vila Vargas II.

Novas unidades

Unidade de Maracajú; foto: divulgação
Unidade de Maracajú; foto: divulgação

Em Maracajú, a estrutura fica a 16 quilômetros da sede do município e às margens da BR 267, sentido a Rio Brilhante. São três silos para 3.600 toneladas cada, duas balanças (uma rodoviária para 140 toneladas e uma de fluxo para 120 toneladas/hora), além de dois silos-pulmão, e moega com tombador de 21 metros e capacidade para 80 toneladas. A unidade conta, ainda, com máquina de pré-limpeza, secador, armazéns de insumos e refeitório.  

O município possui pouco mais de 45 mil habitantes e um território 5.396 quilômetros quadrados onde se cultiva, em média, 330.000 hectares de soja e 280.000 hectares de milho.

No quilômetro 12 da BR 359, em Costa Rica, divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás, a estrutura é formada por armazém graneleiro para 60 mil toneladas, balança rodoviária de 25 metros, duas moegas, máquina de pré-limpeza, três secadores ligados em série. Dez empregos diretos foram gerados.

Unidade de Costa Rica; foto: divulgação
Unidade de Costa Rica; foto: divulgação

No município de Chapadão do Sul, a unidade ocupa 12 hectares no quilômetro 123 da MS 306. A estrutura de 8.196 metros quadrados de área construída compreende escritório, laboratório, casa de força/fornalha e vestiário. São três moegas, três máquinas de pré-limpeza, quatro secadores e duas balanças. A capacidade de armazenagem é de 45 mil toneladas. Vinte funcionários vão atuar no local.

A cidade possui 38 mil habitantes e dispõe de 105 mil hectares de área para cultivo de soja e 35.000 hectares para milho. A unidade será gerenciada por Edimar Manoel Teodoro e pelo subgerente Jaisson Oliveira de Paula.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro