Morre Lourival Carmo Monaco, referência no setor citrícola
Citricultor e engenheiro agrônomo, Monaco foi presidente do Fundecitrus de 2008 a 2024
A safra paranaense de soja, milho, feijão e café enfrentou condições climáticas mistas na última semana. Chuvas e temperaturas elevadas impactaram o desenvolvimento das lavouras. Enquanto o milho e o feijão seguem com boas expectativas de produtividade, a soja e o café sofreram devido ao déficit hídrico. As informações são do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do Paraná.
A semeadura da soja está próxima de ser finalizada. As chuvas da última semana ajudaram a mitigar o déficit hídrico em lavouras com solo arenoso e compactado. Contudo, em algumas localidades, o estresse hídrico causou danos irreversíveis, levando ao adiantamento do ciclo da cultura e ao abortamento de vagens.
Apesar dos problemas, a maior parte das lavouras apresenta um bom potencial produtivo, com as chuvas ocorrendo em um momento decisivo para o desenvolvimento da soja.
A cultura do milho, em sua maioria em fase reprodutiva, apresentou boas condições na última semana. A pressão de pragas e doenças foi baixa, o que aumentou as expectativas de uma boa safra, especialmente após as chuvas recentes. Além disso, as primeiras projeções indicam um crescimento da área cultivada para a segunda safra.
No caso do feijão, a área plantada aumentou em comparação ao ano anterior, e o processo de colheita já teve início. A severidade de doenças na cultura está baixa até o momento, e as chuvas recentes mantiveram boas expectativas para o desenvolvimento do feijão. Para a segunda safra, a expectativa é de crescimento da área cultivada.
As lavouras de café encontram-se em fase de frutificação inicial, conhecida como "chumbinho". As precipitações ocorridas foram benéficas para as plantações, garantindo boa umidade do solo, essencial para a formação dos grãos. No entanto, a maior parte dos cafeicultores ainda não comercializou grande parte da produção, na expectativa de uma valorização maior do produto.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura