Colheita do arroz atinge 85,7% da área semeada no RS
Produtividade média é de 9.022 kg por hectare
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (25/4) um boletim parcial com informações sobre as condições climáticas nas principais regiões produtoras do Brasil. O levantamento aponta que, enquanto o Norte do país tem registrado chuvas favoráveis ao desenvolvimento agrícola, outras regiões, como o Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, enfrentam prejuízos devido à irregularidade das precipitações.
Segundo o relatório, o milho segunda safra apresenta bom desenvolvimento nos principais estados produtores. Já a colheita do arroz avança com ritmo acelerado, especialmente no Tocantins, onde mais de 60% das áreas já foram colhidas. No Rio Grande do Sul, a produtividade é considerada boa, embora haja variações na qualidade dos grãos. Em Santa Catarina, o clima favoreceu a safra, com bons índices de produtividade e qualidade.
A cultura do algodão segue em bom ritmo na maioria dos estados, com destaque para Mato Grosso, Bahia e Maranhão, onde as chuvas garantiram umidade adequada. Já no Centro-Oeste e Sudeste, o desenvolvimento é irregular devido à estiagem anterior.
A colheita do milho primeira safra avança, especialmente em Minas Gerais, com boa expectativa mesmo após o veranico. Enquanto Paraná concluiu os trabalhos, estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina enfrentam lentidão. Em regiões como Maranhão, Pará e São Paulo, o clima favorece o bom desempenho das lavouras.
A soja está em fase final de colheita em todo o país. Mato Grosso, Paraná, Goiás e Bahia registram boas produtividades. No Sul e no Norte, o excesso ou a falta de chuvas afetou parte das lavouras, mas, no geral, os resultados são positivos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura