Safra de cana no Norte-Nordeste mantém alta de produção
Açúcar e etanol hidratado seguem em crescimento, com bom rendimento mesmo com menos chuva
Com o objetivo de destacar a relevância da soja, a contribuição da Embrapa e de seus parceiros para a cultura, a Embrapa Soja promove, no dia 26 de maio, um workshop comemorativo em alusão aos seus 50 anos de atuação. O evento acontecerá na sede da empresa, em Londrina (PR). As inscrições estão abertas no site oficial (embrapa-soja.rds.land/workshop-embrapa-soja-50-anos).
O primeiro painel irá debater o papel da Embrapa Soja na liderança brasileira na produção mundial de soja e contará com a participação de Décio Luiz Gazzoni, ex-chefe-geral da Embrapa Soja e ex-Diretor Embrapa; Antônio Márcio Buainain, professor livre docente da Unicamp e Rubens José Campo, ex-chefe-geral da Embrapa Soja. O painel será moderado por Ricardo Manuel Arioli Silva, consultor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Também haverá um painel para debater o desenvolvimento tecnológico e a inovação como base para manutenção da sustentabilidade produtiva de soja brasileira. O painel contará com a participação de Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, Carlos Ernesto Augustin, assessor do Ministro da Agricultura e Pecuária, Romeu Kiihl, ex-pesquisador da Embrapa Soja e José Francisco Ferraz de Toledo, ex-chefe-geral da Embrapa Soja. A moderação do painel será feita por Alexandre Lima Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja.
No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa Soja completou 50 anos de contribuição para o desenvolvimento da soja no Brasil. O país é hoje o maior produtor mundial de soja com 167 milhões de toneladas, na safra 2024/25, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Outras ações estão programadas como parte de uma série de eventos comemorativos. O próximo está agendado para os dias 21 e 24 de julho de 2025, com a realização do X CBSoja e Mercosoja 2025 (CBSoja), em Campinas (SP).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura