Morre Lourival Carmo Monaco, referência no setor citrícola
Citricultor e engenheiro agrônomo, Monaco foi presidente do Fundecitrus de 2008 a 2024
O desenvolvimento das lavouras está ocorrendo dentro do esperado, com alguns atrasos pontuais devido às condições climáticas. A informação é da Conab.
A soja teve 90% de sua área semeada, com Mato Grosso liderando o avanço, seguido pelo Paraná e Goiás, onde as lavouras precoces já estão em fase de floração. Em outras regiões, como a Bahia e o Tocantins, o plantio também avança, embora com alguns atrasos devido à irregularidade das chuvas.
A cultura do arroz tem 82,6% da área semeada, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde a semeadura alcança mais de 95% da área prevista. Em Santa Catarina e Tocantins, o plantio também avança bem, impulsionado pela regularidade das chuvas.
O milho de primeira safra está com 65,1% da área semeada, sendo Minas Gerais e Paraná os estados que apresentam melhores índices de desenvolvimento. Na Bahia, o plantio está atrasado em relação ao ciclo anterior, mas as áreas já semeadas apresentam bom desempenho.
O feijão, em sua primeira safra, atingiu 58% de semeadura, com o Paraná liderando as boas condições gerais das lavouras. Em Minas Gerais, a distribuição regular de chuvas tem favorecido o plantio, enquanto na Bahia o excesso de chuvas interrompeu momentaneamente as atividades em algumas regiões.
De maneira geral, as condições climáticas da última semana proporcionaram um cenário favorável para a maior parte das lavouras monitoradas, exceto por alguns atrasos em regiões específicas devido à irregularidade das chuvas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura