Complexo Agroindustrial do Biodiesel é tema de livro

26.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes

A Embrapa acaba de lançar o livro “Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil: Competitividade das cadeias produtivas de matérias-primas”. A publicação reúne as principais características de produção de cinco oleaginosas disponíveis no Brasil para o biodiesel: soja, dendê, girassol, mamona e canola. O trabalho, realizado ao longo de quatro anos, reuniu mais de 20 centros de pesquisa da Embrapa, além de professores, pesquisadores de outras instituições, alunos de pós-graduação, técnicos e empresários do setor agrícola e agroindustrial.

O processo de produção do livro incluiu 118 entrevistas realizadas com produtores, técnicos, pesquisadores e empresários, em todas as regiões do país, de revisão de bibliografia, de painéis com especialistas e de seminários técnicos. O conteúdo do livro apresenta a análise das cinco principais cadeias produtivas de oleaginosas identificadas no Brasil, suas limitações e oportunidades, os diversos elos da cadeia e a competitividade do biodiesel no país. Para o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior, o livro deve se tornar “referência entre pesquisadores, estudantes e integrantes das cadeias produtivas para o estudo do biodiesel”.

Um dos capítulos trata do sistema produtivo de canola para a produção do biodiesel, com informações levantadas pela equipe da Embrapa Trigo, unidade da empresa que responde pelo desenvolvimento da cultura no país. Entre as informações apresentadas, está a evolução do cultivo da canola, que sofreu um incremento na área média de cultivo, quando passou de 11 mil hectares (ha) para 32 mil ha, no período 1980-1997, ao mesmo tempo em que o rendimento médio cresceu de 906 quilos por hectare (kg/ha) para 1.600 kg/ha. A partir de informações coletadas pela Embrapa Trigo no mês de junho de 2011, junto às principais empresas que fomentam a produção de canola, é possível avaliar que da safra 2010 para a safra atual, a área semeada no Brasil cresceu 41%, passando de 41.976 ha para 59.100 ha. Estima-se que o cultivo da canola envolva cerca de 700 propriedades no Brasil, com área média que varia de 50 ha nos estados do Sul, a 800 ha no Centro-oeste. A produção nacional está concentrada no RS, principalmente na Região das Missões (34%) e Planalto (24%).

Conforme o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, as informações que compõem o livro foram levantadas através das entrevistas realizadas entre 2009 e 2010. Participaram do trabalho os colegas Paulo Ernani Ferreira (analista), e as pesquisadoras Jozeneida Lúcia Pimenta de Aguiar e Cláudia De Mori.

A elaboração do livro “Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil: Competitividade das Cadeias Produtivas de Matérias-Primas” foi financiada pela Embrapa Agroenergia e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e está à venda por R$ 95,00 na Livraria da Embrapa através do site

.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025