Colheita da soja na reta final em MS
Em poucos anos de atividades, o Rio Grande do Sul se tornou o maior produtor de oliveiras do Brasil, com cerca de 1,2 mil hectares de área plantada. Na tarde desta quarta-feira (12), o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, participou da terceira Abertura Oficial da Colheita de Oliva do Estado, na Fazenda Guarda Velha, localizada no interior de Pinheiro Machado, na Região Sul.
O proprietário, Luís Eduardo Batalha, aposta há mais de três anos na diversificação com a criação de ovinos e a plantação de oliveiras numa área de 120 hectares. Segundo ele, os principais fatores para a qualidade do produto apresentado em plantas tão jovens, além da escolha de uma área adequada, foram os investimentos em correção do solo, o sistema de irrigação e demais equipamentos de alta tecnologia.
Na ocasião, Mainardi destacou o potencial da região que, ao longo do tempo, vem acolhendo investidores de fora do Estado. "Temos aqui o clima e o solo apropriado para a produção de oliveiras. Esse é um momento histórico não só para Pinheiro Machado, mas também para a Metade Sul e todo o Estado", disse.
Para o secretário da Agricultura, a criação da Câmara Setorial das Oliveiras também foi uma forma de estabelecer uma meta para o futuro. Nos próximos 10, anos o Estado deve estar produzindo, no mínimo, em 10 mil hectares. "Temos convicção que essa meta será batida em menos tempo. Dificilmente deve existir uma região tão propícia à produção de uvas, atividade que se consolidou e hoje rende bons frutos, mas as oliveiras são uma alternativa econômica que se viabilizou e têm muito a conquistar", acrescentou.
Um grande desafio que se apresenta é a disputa de espaço com os produtos importados, que são, comprovadamente, inferiores. "Precisamos fazer frente a essa concorrência desleal, uma vez que os produtos não têm comparação sob o ponto de vista da qualidade", afirmou Mainardi. Outro ponto destacado pelo secretário foi o processo de integração da ovinocultura, conservando a tradição pecuária do município, com a olivicultura. Segundo o secretário, este fator torna a propriedade um exemplo de empreendimento para o RS.
No final do ato, foi realizada a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Secretaria da Agricultura, o Comitê de Fruticultura da Metade Sul, a Embrapa Clima Temperado e a Fazenda Guarda Velha. O protocolo tem por finalidade estabelecer as ações de cooperação técnica para o desenvolvimento de atividades de diversificação da produção. Visa, ainda, agregar valor aos produtos e à elaboração de projetos para captação de recursos para a pesquisa e a difusão de conhecimentos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura