Cargas do agro crescem até 50% nas operações da Brado

Alta foi puxada pelo transporte de defensivos e algodão, acompanhando safra e exportações

14.08.2025 | 14:51 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Érika Busani

A Brado encerrou o primeiro semestre de 2025 com forte crescimento na movimentação de cargas estratégicas para o agronegócio e a indústria. Em relação ao mesmo período de 2024, houve aumento de 50% no transporte de defensivos agrícolas, 21% na pluma de algodão e 20% em bens de consumo.

Foram mais de 1,2 mil contêineres de defensivos agrícolas movimentados, tanto nas operações de importação, via Porto de Santos, quanto no mercado interno, a partir de Campinas (SP), ambos com destino ao Mato Grosso. Segundo Vinicius Cordeiro, gerente executivo Comercial da Brado, não houve registros de furtos ou roubos, reforçando a segurança da solução multimodal com base ferroviária.

A alta acompanha o desempenho mais robusto da safra brasileira deste ano, com previsão de crescimento de 13,9% frente a 2024, segundo o IBGE, impulsionada principalmente pela soja e pelo milho - culturas de destaque no Mato Grosso.

No algodão, foram 7,8 mil contêineres movimentados no período, volume concentrado de forma atípica no primeiro semestre. Pelo terminal multimodal de Rondonópolis (MT), a Brado escoou a safra recorde até o Porto de Santos, de onde seguiu para exportação.

Já no segmento de bens de consumo, foram 2,4 mil contêineres carregados no terminal de Sumaré (SP) com destino ao Mato Grosso, incluindo alimentos industrializados, produtos de higiene e limpeza e embalagens. A empresa registrou OTD (On-Time Delivery) de 98,9% nas coletas e entregas rodoviárias, índice que mede a pontualidade conforme o agendamento com o cliente.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025